A RTP 1 pode passar a ter o dobro do tempo de publicidade, ou seja, passar dos seis minutos por hora para os 12.  Esta poderá ser uma das propostas no contrato de concessão da RTP.

Contactado, o gabinete do ministro da tutela "nega perentoriamente" que a matéria esteja em cima da mesa. No entanto, Miguel Poiares Maduro disse na semana passada, na comissão parlamentar de Ética, estar recetivo a propostas "criativas" de financiamento da RTP. O que o ministro recusa é que saia mais dinheiro do erário público.

Já a RTP sublinhou que "apresentou à tutela um conjunto de propostas no sentido de criar as condições para a sustentabilidade da empresa" e que "as mesmas, caso sejam aprovadas, criam as condições para uma RTP competitiva no mercado cada vez mais concorrencial". De recordar que há cerca de uma semana, no Parlamento, Alberto da Ponte referiu que a empresa teve "perdas publicitárias na ordem dos 9 milhões de euros em 12 meses". O presidente da RTP apontou ainda a "desvantagem competitiva dos seis minutos [de publicidade], que se nota mais em tempos difíceis", face aos privados, que podem exibir 12 minutos de anúncios por hora.

A partir de 2014, recorde-se, a estação pública só vai contar com a Contribuição Audiovisual, cerca de 144 milhões de euros por ano, que é paga mensalmente pelos portugueses na fatura da eletricidade.

Fonte: CM

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