A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) emitiu um parecer onde recomenda a criação de "um ou mais canais" para a Televisão Digital Terrestre (TDT), para aumentar a competitividade do segmento televisivo não pago em Portugal.

O parecer, requisitado pela Autoridade da Concorrência, fala na "necessidade de alargamento da oferta de televisão gratuita" como forma de garantir o desenvolvimento da TDT. A acontecer, a inclusão de novos canais terá que ser precedida de concurso público. Segundo o Correio da Manhã, a ERC refere no entanto que a criação de mais canais é uma decisão que deve ser ponderada com cautela já que a RTP, a SIC e a TVI estão a atravessar um período de graves dificuldades. A contração do mercado publicitário tem condicionado os resultados financeiros dos canais que estão ativos. A ERC diz ainda que existem "outras medidas" que podem promover o aproveitamento da TDT, sem especificar quais.

Atualmente Portugal tem cinco canais de televisão digital - além dos já referidos, a RTP 2 e a AR TV têm transmissão em sinal aberto. Vários utilizadores têm criticado a política de transição para TDT em Portugal por ter sido dos poucos países onde não houve um crescimento significativo no número de canais. Portugal é atualmente o país com menos canais na TDT. Em contrapartida Itália é o país com mais emissões em sinal digital, ao disponibilizar perto de 120 canais.

Fonte: Sapo Tek

Categorias:

Sem comentários:

MEO
NOS
TDT
Comentários
Comentários