A plataforma de televisão da ZON ganhou duas novas aplicações, uma mais informativa e outra mais lúdica.

Uma das aplicações traz os conteúdos da página Vinho.TV, alojada no portal Clix, para a televisão. Como o nome indica a aplicação é dedicada ao mundo vínico. Além dos conteúdos da página Vinho.TV a aplicação conta igualmente com as críticas de vinho de Maria João de Almeida. Menos alcoólica é a aplicação Sudoku que agora também faz parte dos serviços da ZON. A app do puzzle de origem japonesa permite, além de jogar, incluir a pontuação pessoal num tabela de classificação global.

As aplicações são disponibilizadas no serviço Iris estando o Sudoku também acessível nas restantes plataformas da operadora.

Ainda no mundo das aplicações, mas desta feita as móveis, há novidades para os clientes com telemóveis Android ou iOS. A aplicação do ZON@Fon, serviço que consiste num conjunto de pontos de acesso sem fios à Internet espalhados pelo mundo, ganhou uma nova versão para o sistema operativo da Google e chegou à plataforma móvel da Apple. A app regista-se automaticamente numa rede ZON@Fon existente nas redondezas permitindo o acesso gratuito à Internet para os clientes da operadora de cabo. No total estão disponíveis mais de meio milhão de pontos de acesso em Portugal e sete milhões a nível mundial.

Mas porque a principalmente componente do serviço de televisão é os canais de televisão, a ZON prepara a mudança no formato de compressão usado em 41 dos seus canais, passando o MPEG2 a dar lugar ao MPEG4. A mudança, dividida em três lotes, ocorrerá entre abril e junho.

  1. 30 abril a 13 maio: RTP Memória, RTP Madeira, RTP Açores, MOV, FOX, MTV Portugal, Discovery Channel, National Geographic, Odisseia, História, Eurosport (apenas serviço satélite), AR TV e Playboy TV;
  2. 14 maio a 27 maio: Fashion TV, BBC Entertainment, AXN, AXN White, FOX Life HD, Discovery HD Showcase, Fuel TV, ESPN Classic, Eurosport HD, Fuel TV HD, MCM Top, Globo, Bloomberg, TVE 24h, TVE Internacional;
  3. 28 maio a 11 junho: FOX Movies, Nat Geo Wild, NBA TV, Woohoo, Toros TV, Caça e Pesca, Vh1, Vh1 Classic, PFC, Canção Nova, RTP África, CNBC, TV Galicia.
As alterações afetam todos os clientes ZON, tendo os clientes apenas que reiniciar os seus equipamentos para que ocorra a mudança para a nova frequência dos canais. A adoção do formato MPEG4 deve-se a esta norma possuir uma maior eficiência espetral, isto é, ocupa uma menor largura de banda para uma mesma qualidade imagem/som, face ao MPEG2. Com esta mudança haverá assim mais espetro disponível para novos canais e/ou serviços.


Por: Grelha TV com: Fibra e Vivanet

Sem comentários:

MEO
NOS
TDT
Comentários
Comentários