Segundo a página Mais TVI, as emissões dos dois canais generalistas em sinal aberto que ainda usam o 4:3 devem passar durante 2013 para 16:9.

O sítio na Internet cita uma fonte próxima da estação de Queluz, que refere "as principais operadoras [MEO e ZON] já exigem a passagem para esse formato [16:9]". A mesma refere que a TVI não terá mesmo problemas na transição para a nova proporção de imagem, visto que todos os seus programas já são gravados usando essa definição. De recordar que o canal + TVI, exclusivo ZON, já emite em 16:9 em definição normal, apesar de no verão passado ter sido anunciado com sendo em alta definição.

Alta definição que deverá estar afastada para já dos canais generalistas, não tanto por incapacidade técnica, mas por não haver espaço alocado na TDT para esses canais e por não parecer haver interesse num acordo entre as estações e os operadores.

Por: Grelha TV

Categorias: , , ,

4 comentários:

  1. O canal +TVI está a emitir em 16/9 mas com uma péssima qualidade de imagem/brutal compressão!

    ResponderEliminar
  2. Será do canal ou será da ZON?

    ResponderEliminar
  3. Não creio que o problema seja da ZON,visto que os outros canais em 16.9 tem boa imagem.

    ResponderEliminar
  4. Esta mudança para o 16:9 seria muito boa. Ja estou farto de ver jogos de futebol com as barras pretas em cima e em baixo!

    ResponderEliminar

MEO
NOS
TDT
Comentários
Comentários