A RTP, SIC e TVI não têm um nível de som coerente entre programas, bem como entre estes e a entrada da publicidade. Esta é uma das conclusões de um estudo da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) e da Universidade Técnica sobre o nível de volume sonoro naqueles canais.

"Detetaram-se ligeiros desvios, em que o som não é coerente, durante a programação, nos três canais em sinal aberto. Curiosamente os níveis sonoros da publicidade – e que nós temos de vigiar – não são os mais gritantes", explica Luísa Roseira, vogal do conselho regulador. Este estudo analisou ainda os níveis sonoros do canal infantil por cabo Panda, no qual "não foi detetado nenhum desvio". Diz ainda Luísa Roseira que esta conclusão "era importante, porque a inclusão deste canal no estudo deveu-se ao facto de se direcionar a um público mais vulnerável" e por isso com menos controlo das variações do volume do som nos períodos de difusão de publicidade.

Agora, e antes de aplicar quaisquer coimas, o regulador vai reunir-se com os três operadores no sentido de perceber o que podem estes fazer para minimizar o problema. A ERC está a reunir documentação junto das instâncias europeias no sentido de perceber como é que a Europa regulamenta esta matéria e como é que quantifica os decibéis.

Fonte: CM

Categorias: , , , ,

4 comentários:

  1. A partir de Julho a Benfica TV estará na ZON. As condições comerciais ainda não foram divulgadas.

    ResponderEliminar
  2. Porque é que também aparece a tag "CANAL PANDA"? Será porque o Canal Panda costuma ter som mais alto nos intervalos?
    Entretanto, no sábado passado descobri que apareceu um canal novo na ZON: apareceu-me logo a seguir à KBS World: canal ZON Kids, posição 243. Está a emitir testes em negro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. http://www.novidadestv.com/forum/viewtopic.php?t=571&p=1564#p1564

      Eliminar
    2. Sabes ler? Ta la carrapachado "Este estudo analisou ainda os níveis sonoros do canal infantil por cabo Panda, no qual "não foi detetado nenhum desvio"!!!

      Eliminar

MEO
NOS
TDT
Comentários
Comentários