A RTP quer mudar a medição de audiências, eliminando das tabelas os dados relativos à categoria "outros", que inclui as gravações nos descodificadores, o vídeo a pedido, a Internet vista na televisão e os jogos de consola. A proposta consta do plano de reestruturação elaborado pela administração liderada por Alberto da Ponte, que prevê "estudar a possibilidade de retirar da medição o outros".

De acordo com o documento, a RTP entende que a categoria que é medida pela GfK corresponde muito pouco a consumo de conteúdos televisivos e mais a outro tipo de utilizações. A empresa recorda que a categoria "outros" conseguiu em 2012 uma quota de mercado de 11% e um total de 216 mil espetatores, em média, "sendo que desses, segundo os estudos da CAEM (Comissão de Análise de Estudos de Meios), apenas 2% são consumo diferido". O plano aponta o "final de 2013" como meta para introduzir esta alteração, mas também para conseguir a "revisão dos estatutos da CAEM" – a comissão representativa do sector responsável pela gestão do sistema de medição de audiências. calendário não foi escolhido ao acaso: é que o mesmo plano estabelece como meta atingir 22% de audiência média nos dois canais da RTP até ao final de 2014. Um objetivo ambicioso, dado os resultados recentes da RTP, que já chegaram a ficar abaixo dos da categoria "outros".

Eduardo Branco, da Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN) – um dos membros da CAEM – diz desconhecer a intenção da RTP, mas não entende a necessidade de avançar com essa alteração. "O outros faz parte do consumo de televisão. Podemos ignorar esses dados, mas isso não altera o facto de esse consumo existir", comenta. António Salvador, da GfK, tem uma reação idêntica: "É tudo uma questão de tratamento de informação. Pode ser feito, mas é preciso que se perceba que o consumo existe, mesmo que não esteja na medição". Contactadas, nem a CAEM, nem a RTP, nem a SIC nem a TVI estiveram disponíveis para comentar esta possibilidade.

Fonte: SOL

Categorias: , ,

Sem comentários:

MEO
NOS
TDT
Comentários
Comentários