A operadora estado-unidense Cablevision, em português Cabovisão, colocou a Viacom em tribunal por considerar abusiva a obrigação de distribuir canais com baixas audiências para poder ter acesso aos canais desejados, como MTV, Nickelodeon ou Comedy Central.

A prática habitual da Viacom, tanto no continente americano como no europeu, é contestada pela empresa que refere num comunicado que a "Viacom força os clientes da Cablevision a pagar e a receber canais pouco visionados para poderem ter realmente os canais que pretendem". Por seu lado, a Viacom afirma que "estes contratos foram considerados válidos por diversos tribunais federais."

O último acordo entre a Viacom e a Cablevision foi assinado apenas em dezembro de 2012, contudo, dois meses depois a operadora de cabo está a pedir a nulidade do contrato num tribunal de Nova Iorque. Entre os canais "indesejados" estão o MTV Hits, CMT e Nicktoons, num total de catorze, face aos oito canais Viacom pretendidos.

A introdução de novos canais por parte dos provedores de conteúdos visa manter os valores recebidos das empresas de telecomunicações, reutilizado programas antigos, que são depois colocados nas últimas posições das grelhas de programação, de modo a não afetar o desempenho dos seus canais principais e com maior audiência.

Por: Grelha TV com: Broadband TV News

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