O Benfica pode ser o primeiro clube do mundo a emitir em exclusivo os seus jogos em casa num canal pago detido pela própria SAD. Fontes do mercado consideram a ideia "arriscada", mas a direcção benfiquista assegura ter um estudo que garante a viabilidade do projecto. "Houve um estudo que serviu de alicerce às opções tomadas pelos responsáveis do Sport Lisboa e Benfica" (SLB), explica o director de comunicação do clube, João Gabriel, assumindo que o modelo de transformar a Benfica TV num canal pago é "algo totalmente inédito".

João Gabriel não revela dados do estudo sobre quantos estariam dispostos a pagar para ter acesso ao canal, mas afirma que "o Benfica entende que só através de um modelo diferente de exploração dos seus direitos televisivos conseguirá ter uma receita em linha, pelo menos a nível percentual, com a dos grandes clubes europeus". O responsável pela comunicação diz que "o modelo final será apresentado em tempo oportuno". Mas assume que, "pela falta de concorrência em Portugal, o Benfica entendeu que deveria avançar com o seu projecto de forma autónoma". No fundo, trata-se de mais um episódio numa guerra antiga entre o presidente Luís Filipe Vieira e a Olivedesportos, já que há muito que o dirigente dos encarnados manifesta desagrado pelos valores pagos pela empresa de Oliveira. Com o contrato a acabar em Junho, Vieira tem agora a possibilidade de pôr em prática um modelo alternativo de gestão dos direitos televisivos.

Sem números oficiais em cima da mesa, mas servindo-se dos dados que têm saído na imprensa, Rui Oliveira e Costa estima que a Benfica TV possa vir a custar cerca de 2,25 milhões de euros por mês. "O que significa que, a custar oito euros por subscrição (que é um número que está dentro do que foi veiculado), o canal teria de ter qualquer coisa como 281 mil assinantes para ser viável". Um número muito elevado se se tiver em conta que a Sport TV – que tem muito mais canais – é subscrita por 550 mil assinantes.

Para chegar a estes valores, Oliveira e Costa diz que soma os cerca de 22,2 milhões de euros que até agora a Olivedesportos paga por época pela transmissão dos jogos do clube da Luz – receita que deixaria de entrar nos cofres do Benfica –, pelo menos cerca de 2,5 milhões que a Benfica TV terá pago pela liga inglesa, mais os 800 mil euros que pagou pelos direitos do campeonato brasileiro ("Brasileirão") "e pelo menos mais 1,5 milhões em investimentos de equipamento e pessoal para garantir as transmissões".

Uma fonte do mercado recorda outro valor a ter em conta: "É preciso saber se os sete a dez euros avançados para a assinatura da Benfica TV já são o valor final para o consumidor". É que a Sport TV custa cerca de 27 euros, mas a esse valor têm de ser retirados 23% de IVA e cerca de 25% que normalmente as operadoras cobram aos canais pagos por terem custos acrescidos de comercialização, facturação e fiscalização. Há ainda outro problema, aponta a mesma fonte, lembrando que a crise tem feito a Sport TV perder clientes: "Estamos a falar de apenas 15 jogos em casa. É um produto que se esgota em Maio. A partir daí, qual é o argumento para pagar por esse canal?".

Actualmente, cerca de 1,4 milhões de lares têm acesso à Benfica TV, através da Meo, Clix e Cabo Visão. Mas dados da Mediamonitor mostram que a audiência média mensal do canal raramente supera os três mil espectadores. No melhor dia de sempre, a 12 de Setembro de 2012, a Benfica TV chegou aos 18 mil espectadores. Muito longe do melhor dia da Sport TV 1 que, a 2 de Março do ano passado, foi vista por 56 mil portugueses, e que tem valores de audiência média mensal sempre acima dos 12 mil espectadores.

Fonte: SOL

Categorias:

11 comentários:

  1. Esse sr Rui Oliveira e Costa, gosta muito de fazer contas é em cima do joelho. Não estão a contabilizar a publicidade, a venda dos direitos de transmissão a outros canais internacionais, etc. Esse sr já todos conhecemos dos debates clubisticos e sabemos da cor da sua camisola.
    Se a Sporttv tem 550 mil assinantes e maior share foi de 56 mil, só 10% estão a ver o canal ao mesmo tempo? As pessoas dão 27 euros para estar a ver outros canais?

    ResponderEliminar
  2. eu sou a favor deste projecto..assinarei a benfica tv,e cancelarei a sporttv...os jogos que não passarem no canal do clube assistirei com os amigos no café....
    este senhor que se preocupe com o sporting...
    o benfica já pagou ,durante muitos anos o preço de estar preso á sporttv...

    ResponderEliminar
  3. Eu também, um verdadeiro Benfiquista ajuda a sua tv. A sportv que se cuide... Pensamos assim, a sportv pede x euros a quem difunde os seus canais se os jogos do SLB não estão lá perde assinantes, logo fecha pelo menos 1 dos canais e os operadores que difundem os seus canais vão pagar menos à Sportv. Como criaram um monopólio, agora que a galinha não vai dar ovos para estes meninos, dizem que o negócio é arriscado. Quero ver os benfiquistas a finaciarem + ou - 10 euros e pouparem 17 euros, em tempo de crise tudo vale...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. se tivesses noção do que tás a dizer matavas-te

      Eliminar
    2. Prepara-te para o fim do canal da sportv liga inglesa, para apróxima época.

      Eliminar
  4. eu tb vou assinar a benfica tv, n só pelos jogos do glorioso mas também pelos jogos da liga inglesa. aliás mtos se esquecem q existem mtos clientes da sportv que sao assinantes devido aos jogos da liga inglesa!

    ResponderEliminar
  5. existe muito fanatismo no benfica, e este assunto é um exemplo, os benfiquistas deviam estar zangados com a Direcção, senão pensem nisto, se sporting e porto metessem canal pago(30) euros, outros clubes outro tanto, algo se passa de mal com as pessoas quando sao convencidas com publicidade barata.amigos 15 jogos em casa, mesmo sendo fanaticos vao ver os outros jogos do benfica na sport tv estao a ver ou sao cegos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. achas que eles tem inteligência para chegar ai? todos já chegaram a esse ponto à meses, excepto eles...

      Eliminar
    2. será inveja? eu prefiro pagar 10 euros e ver 15 jogos do benfica em casa do que pagar 27 e ver 15 jogos fora

      Eliminar
  6. nao sei porque nao existe esta ideia que para mim é a realidade nao se trata de viabilidade económica nem o lucro, trata-se das entrevistas com jogadores, jogos particulares, o dia a dia do clube, acabou. pensando que metade da populaçao nao tem tv cabo e outro tanto nao tem dinheiro para tal, isto é um golpe, nao digo fatal, mas um golpe duro no benfica, nem tudo é lucro e o benfica cometeu um erro fatal a medio prazo, é a minha opiniao

    ResponderEliminar
  7. FACTOS:
    2 de março de 2012 foi dia do jogo.... BENFICA-PORTO
    a benfica TV tem 3000 espectadores sem jogos...imaginem com 15 jogos do benfica + liga inglesa
    a sport tv tem 12000 espectadores com 30 jogos do benfica...imaginem com apenas 15 jogos e a maioria deles em campos sem condições de filmagem

    ResponderEliminar

MEO
NOS
TDT
Comentários
Comentários