O futuro da TVI tem que passar por aumentar a sua oferta no cabo e passar dos atuais três canais para "oito ou dez" dentro de cinco anos, defendeu o presidente não-executivo da Media Capital, Miguel Pais do Amaral. "Penso que a TVI tem esse grande ativo, que é a ficção; tem também um grande ativo que é a informação, hoje em dia. O que vai ter que fazer é diversificar a sua oferta por cabo", disse o gestor, que fez à Agência Lusa um balanço dos 20 anos da estação de Queluz, mas também a olhar para o futuro da empresa.

"A TVI tem uma grande capacidade de produção de conteúdos e vai ter que negociar duramente com as plataformas de distribuição para aumentar a sério a sua oferta. A TVI tem hoje três canais exclusivamente no cabo, daqui a cinco anos deve ter oito ou dez. Penso que é isso que irá acontecer, porque é aí que está o crescimento", defendeu Miguel Pais Amaral. O chairman da Media Capital, que está novamente de saída do capital acionista da empresa, está convencido que o crescimento do negócio da televisão "não está na televisão em sinal aberto", porque o mercado publicitário não só não está a crescer, como está a ser disputado pela Internet, que "está a tomar uma parte importante do investimento publicitário".

"A via para crescer é a da diversificação de receitas", diz, tanto através da oferta como dos mercados. Miguel Pais Amaral acredita nas oportunidades oferecidas pelos mercados emergentes de língua portuguesa, porém, sublinha, apenas "na área dos conteúdos. Não da operação de um canal em sinal aberto, porque não há mercado publicitário nesses países". "Mas acredito na produção de conteúdos e em parcerias com canais existentes que necessitem de conteúdos e de know-how". Aí sim, penso que existirão grandes oportunidades", afirma. E "aí", o papel da TVI é claro, na perspetiva do gestor. "A TVI tem um grande futuro porque tem um ativo extraordinário que é a Plural", diz. Por outro lado, acrescenta com orgulho contido, "a TVI deu um passo fundamental" noutro sentido. "Tenho nisso uma pequena componente de responsabilidade: foi que a TVI passou a ter uma informação de grande qualidade".

Fonte: M&P

Categorias: ,

Sem comentários:

MEO
NOS
TDT
Comentários
Comentários