São apenas quantitativos os dados que o regulador de comunicações divulgou hoje sobre a qualidade dos serviços fixos no terceiro trimestre, compilando informação fornecida pelos operadores. O relatório da ANACOM mostra que a Vodafone é a empresa que mais demora a instalar uma nova ligação, mas a ZON Açores é a que revela maior taxa de avarias por linha.

Sem qualquer avaliação qualitativa dos vários indicadores compilados, nem sequer do serviço de telefone fixo como um todo, a Anacom apresenta gráficos relativos ao prazo de fornecimento de uma ligação inicial, taxa de avarias e tempo de reparação de avarias, para o segmento residencial e empresarial, embora retire desta análise alguns operadores específicos, como a Colt Telecom, a Equant, a OniTelecom e a ReferTelecom, por possuírem ofertas não estandardizadas. A avaliação já tinha sido feita para o segundo trimestre deste ano, também nos mesmos moldes.

Pela análise dos gráficos é fácil perceber que na área residencial a Vodafone tem os piores indicadores no tempo de ligação à rede e ativação do serviço para o segmento residencial. Entre o momento em que é realizado o pedido de ligação até à possibilidade de utilização efetiva podem decorrer mais de 25 dias, indica a Anacom. A Optimus é a segunda operadora mais demorada nesta ligação, demorando mais de 20 dias, seguindo-se a Zon TVCabo com 15 dias de demora, enquanto a PT Comunicações e a Zon Açores são as mais rápidas, demorando menos de 5 dias.


Quando está em causa apenas a ativação do serviço algumas operadoras conseguem mesmo resolver a questão em menos de um dia. É o caso da TMN, cujo processo decorre em minutos, da Vodafone com ativação imediata e da ZON Madeira. Mesmo assim a Vodafone e a G9 são as únicas operadoras que reportam que todos os pedidos são cumpridos até à data acordada com os clientes.

Em termos de avarias é a ZON Açores que volta a ficar mais mal colocada, como já tinha acontecido no período anterior. A operadora regista mais de 0,12 avarias por acesso, um número que melhorou face aos 0,15 registados no período anterior mas que continua a ser de longe o mais elevado. Segue-se a ZON TV Cabo com 0,08 avarias e a ZON Madeira. A menor taxa de avarias no segmento residencial pertence à Optimus, seguindo-se a G9, a Cabovisão e a TMN.


Para a resolução de avarias volta a ser a Vodafone a mais lenta, seguida de perto pela TMN, ambas com mais de 150 horas consecutivas. Nesta área é são a ZON Açores e a ZON Madeira que mostram "melhor comportamento".

Apesar do posicionamento diferente de algumas operadoras no mercado empresarial, o cenário de qualidade do serviço não é muito diferenciado: a Vodafone continua a ser a mais demorada na instalação de serviço, e o recorde de maior taxa de avarias é da ZON Açores, com 0,35 avarias por acesso. Só na reparação de avarias a TMN passa à frente, tonando-se a mais demorada a resolver os problemas dos clientes empresariais.

Fonte: Sapo Tek

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