A Sonaecom e Isabel dos Santos anunciaram no final da semana passada que chegaram a um entendimento para a fusão por incorporação da Optimus na ZON.

A operação passa pela criação de um veículo, detido a 50% cada, pela Sonaecom e pela empresária angolana, mas a mesma terá de obter a luz verde dos conselhos de administração da Sonaecom e da ZON. Em conference call com os analistas, Ângelo Paupério, CEO da Sonaecom, coloca seis meses como meta ideal para a conclusão da operação.

  • O que ainda vai ter de acontecer?
  1. Administrações avaliam projeto - Esta semana os conselhos de administração das duas empresas (o da ZON reúne amanhã) vão avaliar a proposta de fusão apresentada pela Sonaecom e por Isabel dos Santos. Uma equipa conjunta será constituída para definir o projeto de fusão que será apresentado aos acionistas.

  2. Assembleias votam projeto - No próximo ano, em fevereiro, deverão decorrer as assembleias gerais das duas empresas, com vista à aprovação do projeto de fusão. Este tem de obter a concordância de dois terços do capital presente. Com uma maior dispersão acionista, na ZON os acionistas minoritários deverão ter uma palavra a dizer, já que Isabel dos Santos detém apenas 28,8% da operadora.

  3. Autoridade da Concorrência pronuncia-se - Após aprovação nas assembleias gerais, a operação terá de ser notificada à Autoridade da Concorrência para avaliar se há criação de posição dominante. O organismo regulador terá de avaliar a operação, já que por lei a AdC tem de dar luz verde a qualquer operação com um volume de negócios superior a 100 milhões de euros. Em conjunto a ZON e Optimus têm mais de mil milhões de euros.

  4. CMVM decide se vai haver ou não OPA - O não lançamento de uma OPA é uma condição essencial para a operação avançar, assegurou Paupério aos analistas. "Condicionamos esta operação a este entendimento", disse. "O que está em discussão é a operação nestas condições", frisou não discutindo outros cenários que possam emergir caso a CMVM não dê luz verde à operação, sem o lançamento de uma OPA.

  5. Criação de sociedade veículo - Sonaecom e Isabel dos Santos vão criar uma sociedade conjunta que irá deter pelo menos 50,1% da empresa que resultará da fusão. Ambos têm uma participação de 50% nessa socidedade. Na mesma serão integrados os 28,8% que Isabel dos Santos detém na ZON e 82% da Optimus controlados pela Sonaecom. Para haver paridade entre as partes, Isabel dos Santos vai injetar dinheiro na Sonaecom (entre 100 a 113 millhões de euros).

  6. Fusão por incorporação da Optimus na ZON - A nova empresa que resultar da fusão manter-se-à em bolsa, bem como a Sonaecom. Seis meses para a conclusão da operação é o timing previsto por Ângelo Paupério, que admite que, gostaria de acelerar o processo o mais possível.

  7. Diluição das posições dos acionistas - A futura ZON-Optimus terá como acionista maioritário o veículo detido pela Sonaecom e por Isabel dos Santos (pelo menos 50,1%). A Sonaecom fica ainda com uma posição direta de 7,2%. Os restantes acionistas da ZON verão a sua participação diluída. Por exemplo, o BES (que direta e indiretamente) detém 13,8%, passará a controlar 8,3% da futura empresa, como explica nota de research do Millennium bcp.
Fonte: Dinheiro Vivo

Categorias: ,

13 comentários:

  1. Qual será o nome da nova operadora?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. zoptimus clix

      Eliminar
    2. Zoptimus Clix - agora com mais canais para encher chouriços, incluindo o canal Vacas a Pastar.

      Eliminar
  2. SANTA IGNORÂNCIA... NÃO PERCEBEM QUE A PARTE FIXA SE VAI CHAMAR ZON, E A PARTE MÓVEL OPTIMUS... É ASSIM TÃO DIFÍCIL DE PERCEBER??? NÃO VAI HAVER CÁ MISTURAS, E TODOS AQUELES NOMES SECUNDÁRIOS QUE EXISTEM AGR NAS OPERADORAS COMO TVCABO (PARTE DA TV DA ZON) OU CLIX OU KANGURU, ISSO ACABA TUDO...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ui que ele vai aproveitar o fim do mundo para se por ai a causar o panico

      Eliminar
  3. A empresa vai dar pelo nome de ZOPT.
    Melhor do que ver isto é ver um gnomo a vomitar um arco-íris.

    ResponderEliminar
  4. ou será OPTIZON ???

    ResponderEliminar
  5. Pessoal...está aì um anúncio na tv e nos outdoors em que não mostra marca nenhuma...apenas aparece a frase "É outra vida" e aquilo é azul escuro...será que alguem sabe se aquilo é o novo anúncio à ZOPT ? Estejam atentos aos reclames!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ou seja...este anúncio.... http://youtu.be/SpEtj_piQdk

      Eliminar
    2. Para mim isso é uma publicidade à TMN...

      Eliminar
  6. e este: http://youtu.be/M39oAkskQVs

    ResponderEliminar
  7. Óh Pipi das meias altas...mas isso se reparares...nas letras "É outra vida"...a letra "O" parece ser do tipo de letra usado no logotipo da ZON !

    ResponderEliminar

MEO
NOS
TDT
Comentários
Comentários