Além das transmissões em canal aberto, a RTP lançou o RTP Olímpicos HD, canal em alta definição, com emissão 24h por dia e distribuído pelos operadores MEO, Vodafone e ZON. Desta forma, permite aos telespectadores portugueses um acompanhamento permanente com toda a informação sobre as provas, atletas, horários, resultados das competições e muitos outros conteúdos relacionados com o universo Olímpico.

O RTP Olímpicos HD, não obstante a sua "vida" curta (iniciou as emissões a 25 julho), encontra-se, neste período de transmissão do evento, no topo da tabela dos canais mais vistos da TV por subscrição (9.ª posição), comprovando a atenção que o público português tem dedicado a este evento de impacto mundial. Com uma audiência média na ordem dos 16 660 espetadores (de 25 julho a 5 agosto), este novo canal marca, de forma importante, a presença da estação pública nos Jogos Olímpicos.

O padrão de consumo segue a tendência habitual, com um pico de audiência expressivo no prime time alcançando nesta faixa horária (20h30/22h30) uma média de 40 mil espetadores. Contudo, com níveis também significativos durante o período da tarde. O perfil de espetadores é acentuadamente masculino, pertencentes às classes sociais alta/média alta, urbano e com forte representatividade dos escalões etários entre 45-64 anos.

Fonte: Briefing

Categorias: , , , ,

13 comentários:

  1. A noticia parece indicar que as audiências do canal foram um sucesso mas houve outro canal a dedicar a sua emissão em exclusivo aos olímpicos: Eurosport; e ficou no 5º lugar com uma audiência média superior em cerca de 8500 indivíduos...

    ResponderEliminar
  2. que tal a RTP pegar neste canal e fazer dele uma RTP Desposto? Era uma boa ideia...

    ResponderEliminar
  3. Concordo se fosse incluído na TDT, que é para isso que servem os impostos recebidos pela RTP.

    ResponderEliminar
  4. Bem, está quase a acabar a vida deste canal, porém vou falar dos defeitos.
    Grafismo: HORRENDO!!! Colocaram uma parte do separador da 1 e depois passaram a por o logótipo do canal (infelizmente, sem a palavra OLÍMPICOS =(). O separador da publicidade também era horrendo. Também tinha um separador para a programação (que a RTP1 devia usar. Se a RTP África e Internacional chegam a ter separadores desse calibre, o da RTP Memória é mais útil (com data e hora!!!) e a RTP2 com defeito no início), porque é que a RTP1 não pega nesse separador (com música da RTP1, nunca usado no próprio canal) para anunciar o que vêm aí ou logo à noite. A RTP1 tem de comer muita papa. A única peça de grafismo usada pela "RTP HD" em Pequim foi uma placa a dizer:
    JOGOS OLÍMPICOS
    PEQUIM 2008
    Próxima Transmissão:
    Biatlo
    Às 03h00
    Eventos: ainda tem de comer muita papa. Em 2016, vamos ter 20 canais RTP Olímpicos. Eu vi futebol, voleibol, algum ténis, ténis de mesa, ciclismo e remo. De facto, tenho uma gravação de remo cheia de erros. A RTP ainda tem de comer muita papa.
    Som: quando o canal ia para a publicidade (Visa com Usain Bolt; Continente; Luso de Fruta, etc), o som aumentava muito. Nos eventos era mais baixo. A maior bosta olímpica que eu já vi resume-se a este canal.
    Agora, a minha opinião a outros canais desaparecidos:
    Canal 18/Íntimo: nunca vi
    Viver (incluindo os seus substitutos que não o Porto Canal): CHATÍSSIMO
    Canal 21: semi-lixo
    SIC Gold: só me lembro de ver (mais ouvir do que ver) o Big Show SIC
    SIC Sempre Gold: semi-bom
    SIC Comédia: bom, lembro-me de ver o Programa da Maria lá. ♪♪♪Ó PRODUÇÕES FICTÍCIAS, LANÇEM ISSO EM DVD♫♫♫
    Rai 1 quando estava na ZON: bom, tem de voltar
    Canais de Saúde e Medicina: CHATÍSSIMO (o de Medicina era codificado)
    Gigashopping 24/7: Baba de caracol que se vê na RTP1 e na SIC pelas 4 da manhã
    TVI Eventos: lembro-me que a dada altura era um "Canal de Informação" da TVI (que informava sobre os seus programas). No BB (segundo o Fórum Fantastic), enquanto a TVI ia a publicidade, ficava com o logótipo em freeze! :D
    CNL: não me lembro
    GNT: ERA BOM! Dos melhores canais extintos da TV Cabo. Lembro-me que o "Por Amor" ia estrear num dia dos namorados.
    SMS TV: lembro-me raramente. Uma vez mostrava uma série de jogos controlados pelo telemóvel (não era o Hugo!) :D
    Animax: era bom. Conheci lá o Initial D (o Rage Your Dream nos créditos era melhor que o Rage Your Dream completo) e via lá o Shin-Chan. Uns meses depois metado dos animes foram eliminados e substituídos por séries. Hoje já sabem o que é :P
    Sony: assim-assim. Algumas das suas séries transitaram para o White. :D
    NTV: umas quantas memórias do "famoso" canal de notícias do Porto. Vi a mudança para a RTPN e já estava preparada no seu grafismo. Mais: em 2004 teve o seu único grafismo de Natal (a RTP Informação nunca fez) :(
    Baby TV: raras memórias e raramente (quase nunca!) vejo nos meus tios a fazer zapping via PIP!
    SCN: só me lembro de pitada da sua única emissão (Benfica - Olimpiacos).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E termino com isto, retirado do FB da ZAP (ligeiramente editado. Odeio o AO):
      Carlos Roque, disse a 1 do 8, isto:
      "Sempre achei graça aos Jogos Olímpicos porque, durante um mês, se vêem coisas que não se observam durante quatro anos. Algumas com o seu quê de insólito, como o salto sincronizado para a água, ou belíssimas, como a esgrima, ou o espectáculo do ténis de mesa jogado por chineses a três metros da mesa, ou até mesmo o violentíssimo badminton, que não é propriamente um desporto só para meninas... Ou até improváveis combates de boxe entre um australiano e um argelino.
      Enfim, uma maravilha que as televisões têm a obrigação de passar... excepto a Zap.
      O único canal que o faz é o da RTP Informação. De resto, em altura de Jogos Olímpicos, o que se vê no resto dos canais de desporto é motocross, surf, o torneio de futebol do Guadiana, wrestling e outras palhaçadas... parece mesmo que estão a gozar com a cara das pessoas!
      Já no campeonato Europeu de futebol foi a vergonha que foi!
      Se o problema é os direitos, comprem-nos e vendam uma pacote um pouco mais caro. Julgo que não terão problema algum em ter adesão. Afinal, a ZAP tem melhor imagem, melhor atendimento que a inenarrável concorrência e um serviço ao nivel global... só falha, escandalosamente, neste aspecto. A rever."
      Podem comentar à vontade.

      Eliminar
    2. Que confusão, misturas canais que deixaram de existir com os que existem (caso da Baby TV) e qual foi a ideia de incluir canais que nunca vistee n tens nada pra dizer? lololol sem sentido!

      Eliminar
    3. Bem, é só a minha opinião. Eu fiz aldrabice ao por a Baby TV. Eu infelizmente não coloquei "quando estava na ZON". Era muito pequeno para ver cenas impróprias, nunca vi o CNL. O canal Viver era chatíssimo, mas muito pouca gente via o "Motoríssimo" na sua última fase. O MOTORÍSSIMO era o "único" programa de um canal chatíssimo para muita gente. Muita gente ficou famosa por aparecer no programa!

      Eliminar
    4. Ah, e, lembro-me de um canal, que era muuuuuito estranho e caricato. Eu acho que era da Macedónia. Eu acho que se chamava MTK. Eu acho que o nome completo era Makedonsko televizionen kanal. O logótipo era parecidíssimo ao da televisão pública desse país mas... era assim: três quadrados deitados para a direita, de cor branca, e em cada quadrado havia uma letra (/M/T/K/) e as letras eram azuis. Mais: do pouco que me lembro desse canal, mostrava uma publicidade a um carro da Ford (que acho que também era emitido por cá nos nacionais) com mosaicos rectangulares que pareciam da cor da areia e mostrava as potencialidades desse carro (como toda a santa publicidade a carros que se preze). E isso é do pouco que me lembro deste canal. É impressão minha ou era um canal privado que existiu durante muito pouco tempo?

      Eliminar
  5. Enfim, à pouco mais de um mês publiquei a grelha da Waoo (sem revelar as rádios! São os doze canais Jukebox da Meo com playlists misturadas mais um pouco mais de 80 rádios nacionais e locais, e também webrádios portuguesas e umas 10 estrangeiras), publico a sua história.
    Foi fundada a 25 de Novembro de 1993 como a STC - Sociedade de Televisão por Cabo, mas só começou com emissões regulares a 4 de Abril de 1994. Oferecia trinta canais, quatro dos quais eram em português (Canal 1; TV2, SIC e TVI). O canal 5 era o canal Mosaico, que tinha uma janela no centro que listava as informações e as novidades da STC, tipo teletexto, com dez janelinhas nos lados do ecrã. E os canais do 6 ao 30? Eram ocupados por canais desportivos (Eurosport e DSF (alemão)); infantis (Cartoon Network); noticiosos (CNN International; BBC World; Sky News); de cultura e conhecimento (Discovery); musicais (MTV; VH1 e CMT); espanhois (TVE Internacional e Galavisión); italianos (Rai 1 e Rai 2); franceses (TV5); alemães (ARD; ZDF; SAT.1; DW-TV; RTL; Pro7); polacos (TV[P] Polonia, guilty pleasure do Vasco Palmeirim); a NBC e hebraicos (Canal 1 (público) e Canal 2 (privado) (tramado de colocarem os dois canais mais importantes de Israel na grelha, quase para encher chouriços)). Que enchouriçada! Mas em 1995, o Discovery passou a emitir em português, e entrou o Hollywood, também na nossa língua. Estavam bem a tentar imitar a TV Cabo, e não se sabia de onde vinham os canais israelitas e alguns foram retirados para acomodar a entrada de novos canais em português. A parte 2 vem aí.

    ResponderEliminar
  6. Em 1997, o número de canais em português cresceu... exponencialmente. Eram já 11, mas com o nascimento dos canais premium, mais alguns outros, eram já 17. Mais: recusaram emitir o "Vivir/Viver" (então no Bolero não se roda a anca assim?) e optaram por colocar a versão integral do Canal 18, onde, durante as horas do dia emitia filmes de terror.
    Assim era a grelha da STC a finais de 1998:
    A grelha de canais da STC a finais de 1998:
    Em português:
    Os grandes canais nacionais: RTP1; RTP2; SIC; TVI
    Filmes de sempre: Hollywood
    Os clássicos de sempre, falado ou legendado em português: Canal Panda
    O melhor desporto: Eurosport
    Documentários: Canal Odisseia; Discovery Channel
    O melhor do Brasil: GNT
    As decisões parlamentares: Canal Parlamento
    A música a um ritmo frenético misturado com a nossa música: Sol Música
    Outros:
    Simply the best: Canal Mosaico
    A programação que testa a sua paciência: Canal Programação
    Canais Premium (todos em Português):
    O melhor do Cinema: Telecine 1; Telecine 2
    Os melhores campeonatos de futebol e as melhores modalidades: Sport TV
    Entretenimento para adultos: Playboy TV; Sexy Hot
    Em espanhol:
    O que se passa no país vizinho: TVE Internacional; TV Galicia
    O melhor do México: Galavisión
    As notícias do país vizinho: 24 Horas; Euronews
    O terror: Canal 18
    Em inglês:
    A melhor música: MTV; VH1
    Muitos desenhos animados: Cartoon Network
    As notícias: NBC Europe; BBC World; CNN International; SKY News
    As melhores produções da BBC: BBC Prime
    Em outras línguas:
    Os franceses: TV5; M6
    Os italianos: RAI Uno; RAI Due
    Os alemães: RTL; VIVA
    O polaco: TV Polonia

    ResponderEliminar
  7. E com algumas modificações nos inícios de 1999:
    Em português:
    Os grandes canais nacionais: RTP1; RTP2; SIC; TVI
    As notícias da capital: CNL
    A televisão de África: RTP África
    Filmes de sempre: Hollywood
    Os clássicos de sempre, falado ou legendado em português: Canal Panda
    O melhor desporto: Eurosport
    Documentários: Canal Odisseia; Discovery Channel
    O melhor do Brasil: GNT
    As decisões parlamentares: Canal Parlamento
    A música a um ritmo frenético misturado com a nossa música: Sol Música
    Outros:
    Simply the best: Canal Mosaico
    A programação que testa a sua paciência: Canal Programação
    Canais Premium (todos em Português):
    O melhor do Cinema: Telecine 1; Telecine 2
    Os melhores campeonatos de futebol e as melhores modalidades: Sport TV
    Entretenimento para adultos: Playboy TV; Sexy Hot
    Em espanhol:
    O que se passa no país vizinho: TVE Internacional; TV Galicia
    O melhor do México: Galavisión
    As notícias do país vizinho: 24 Horas; Euronews
    O terror: Canal 18
    Em inglês:
    A melhor música: MTV; VH1
    Muitos desenhos animados: Cartoon Network
    As notícias: NBC Europe; BBC World; CNN International; SKY News
    As melhores produções da BBC: BBC Prime
    Em outras línguas:
    Os franceses: TV5; M6
    O italiano: RAI Uno
    O alemão: RTL
    O polaco: TV Polonia

    ResponderEliminar
  8. Enfim, blábláblá serviço satélite lançado em 1999, televisão interactiva em 2001, IPTV em 2007 e a mudança de nome para "WAOO" aconteceu em 2008, juntamente com o lançamento dos canais HD.
    Agora, eis a primeira parte da grelha para Setembro:
    1.1 RTP1
    1.2 RTP1 HD (limitado)
    1.3 RTP1 HD (upscale)
    1.4 Antena 3 TV
    2.1 RTP2
    2.2 RTP2 HD (upscale)
    3.1 SIC
    3.2 SIC HD (upscale)
    4.1 TVI
    4.2 TVI HD (upscale)
    5.1 RTP Informação
    5.2 RTP Informação HD (upscale)
    6 RTP Memória
    7.1 SIC Notícias
    7.2 SIC Notícias HD (upscale)
    8 SIC Mulher
    9 SIC Radical
    10.1 TVI24
    10.2 TVI24 HD (upscale)
    11.1 TVI Ficção
    11.2 TVI Ficção HD (upscale)
    12.1 Económico TV
    12.2 Económico TV HD
    13 Porto Canal
    14 Canal Q
    15 Canal Superior
    16.1 +TVI SD (downscale)
    16.2 +TVI HD
    17 RTP Madeira
    18 RTP Açores
    19 Correio da Manhã TV (a ser lançado daqui a uns meses)
    20 Eventos Interactivos RTP (Top Chef)
    21 Eventos Interactivos SIC (Toca a Dançar, SIC Especial)
    22 Eventos Interactivos TVI (Casa dos Segredos 3, TVI Direct)
    25 Jogos
    26 Jogos
    27 Jogos
    28 Jogos
    30.1 SPORT.TV 1
    30.2 SPORT.TV 1 HD
    31.1 SPORT.TV 2
    31.2 SPORT.TV 2 HD
    32.1 SPORT.TV 3
    32.2 SPORT.TV 3 HD
    33.1 SPORT.TV 4
    33.2 SPORT.TV 4 HD
    34.1 SPORT.TV GOLFE
    34.2 SPORT.TV GOLFE HD
    35.1 SPORT.TV LIGA INGLESA (downscale)
    35.2 SPORT.TV LIGA INGLESA HD
    40.1 Disney Channel
    40.2 Disney Channel HD (upscale)
    41 SIC K
    42.1 Nickelodeon
    42.2 Nick HD (Europa)
    43 Canal Panda
    44 Panda Biggs
    45.1 Disney Cinemagic
    45.2 Disney Cinemagic HD
    46 Babyfirst TV
    47 Baby TV
    48 Super RTL
    49 KidsCo
    50 JimJam
    51 Boomerang
    52.1 Cartoon Network
    52.2 Cartoon Network HD (upscale)
    52.3 Cartoon Network (áudio em PT-PT)
    52.4 Cartoon Network XD (cnxd.tk, canal da internet)
    60.1 TVC1
    60.2 TVC1 HD
    61.1 TVC2 HD
    61.2 TVC2 HD
    62.1 TVC3
    62.2 TVC3 HD
    63.1 TVC4
    63.2 TVC4 HD
    64.1 TVSéries
    64.2 TVSéries HD
    65.1 Canal Hollywood
    65.2 Canal Hollywood HD
    66 MGM
    67 BBC Entertainment
    68.1 AXN
    68.2 AXN HD
    69.1 AXN White
    69.2 AXN White HD
    70.1 AXN Black
    70.2 AXN Black HD
    71.1 FOX
    71.2 FOX HD
    72.1 FOX Life
    72.2 FOX Life HD
    73.1 FOX Movies
    73.2 FOX Movies HD
    74 FOX Crime
    75 FX
    76.1 Syfy
    76.2 Syfy HD
    77 Style.
    78.1 E!
    78.2 E! HD
    79.1 Fashion TV
    79.2 Fashion TV HD
    80 24Kitchen
    81.1 Food Network
    81.2 Food Network HD
    82 FINE LIVING
    83 TLC
    84 Zone Reality
    85 Casa Club TV
    CABO
    1 RTP1
    2 RTP2
    3 SIC
    4 TVI
    5 RTP Informação
    6 RTP Memória
    7 SIC Notícias
    8 SIC Mulher
    9 SIC Radical
    10 TVI24
    11 TVI Ficção
    12 Económico TV
    13 Porto Canal
    14 Canal Q
    15 Canal Superior
    16 +TVI
    17 RTP Madeira
    18 RTP Açores
    19 Correio da Manhã TV (a ser lançado daqui a uns meses)
    20 Eventos Interactivos RTP (Top Chef)
    21 Eventos Interactivos SIC (Toca a Dançar, SIC Especial)
    22 Eventos Interactivos TVI (Casa dos Segredos 3, TVI Direct)
    31 RTP1 HD
    32 RTP2 HD
    33 SIC HD
    34 TVI HD
    35 RTP Informação HD
    36 SIC Notícias HD
    37 TVI24 HD
    38 +TVI HD
    39 TVI Ficção HD
    40 Económico TV HD
    50 Jogos
    51 Jogos
    52 Jogos
    53 Jogos
    60 SPORT.TV 1
    61 SPORT.TV 2
    62 SPORT.TV 3
    63 SPORT.TV 4
    64 SPORT.TV GOLFE
    65 SPORT.TV 1 HD
    66 SPORT.TV 2 HD
    67 SPORT.TV 3 HD
    68 SPORT.TV 4 HD
    69 SPORT.TV GOLFE HD
    70 SPORT.TV LIGA INGLESA HD
    80 Disney Channel
    81 SIC K
    82 Canal Panda
    83 Panda Biggs
    84 Disney Cinemagic
    85 Nickelodeon
    87 Babyfirst TV
    88 Baby TV
    89 Super RTL
    90 KidsCo
    91 JimJam
    92 Boomerang
    93 Cartoon Network
    94 Cartoon Network (áudio em PT-PT)
    95 Cartoon Network XD (cnxd.tk, canal da internet)
    100 Disney Channel HD (upscale)
    101 Nick HD (Europa)
    102 Disney Cinemagic HD
    103 Cartoon Network HD (upscale)
    110 TVC1
    111 TVC2
    112 TVC3
    113 TVC4
    114 TVSéries
    115 Canal Hollywood
    116 MGM
    117 BBC Entertainment
    118 AXN
    119 AXN White
    120 AXN Black
    121 FOX
    122 FOX Life
    123 FOX Movies
    124 FOX Crime
    125 FX
    126 Style.
    127 E!
    128 Fashion TV
    129 24Kitchen
    130 Food Network
    131 FINE LIVING
    132 TLC
    133 Zone Reality
    134 Casa Club TV
    140 TVC1 HD
    151 TVC2 HD
    152 TVC3 HD
    153 TVC4 HD
    154 TVSéries HD
    155 Canal Hollywood HD
    156 AXN HD
    157 AXN White HD
    158 AXN Black HD
    169 FOX HD
    160 FOX Life HD
    161 FOX Movies HD
    162 Syfy
    163 Syfy HD
    164 E! HD
    165 Fashion TV HD
    166 Food Network HD

    ResponderEliminar

MEO
NOS
TDT
Comentários
Comentários