A TVI e a Portugal Telecom (PT) anunciaram hoje o lançamento do TVI Ficção, o novo canal do MEO que irá ocupar a posição 11 (pacote base) em outubro e que tem como conteúdo as melhores produções de ficção nacional da Plural, desde filmes a novelas, passando pelas séries e sitcoms.

"A grande ficção portuguesa é feita na Plural", disse Rosa Cullell, administradora delegada da Media Capital. "Neste contexto económico é preciso construir opções que nos façam criar oportunidades e contornar o pessimismo. Somos reconhecidos como a maior e melhor produtora de ficção portuguesa e diria mesmo que a Quinta dos Melos [onde se localizam os estúdios da Plural] merece estatuto de utilidade pública", acrescentou a responsável, sublinhando que desde 2001 que a Plural "é o principal sustentáculo da indústria audiovisual portuguesa."

Zeinal Bava, presidente da PT, disse que "um canal como o TVI Ficção faz falta na grelha do Meo" e acrescentou que a parceria com a estação de Queluz de Baixo não vai ficar por aqui: "não será o único canal a lançar com a TVI."

Já José Fragoso, diretor-geral da TVI, afirmou que "fazia todo o sentido lançar um canal de ficção, tendo em conta a aposta histórica da estação na ficção portuguesa". "Acredito que estamos a prestar um serviço público à ficção nacional e em português. Este é mais um passo, e um passo natural."

No início, o TVI Ficção oferecerá conteúdos do arquivo da Plural, mas a ideia é começar a produzir para o canal. "Vamos oferecer imagens de bastidores, para que as pessoas saibam tudo o que se passa por detrás das produções, e abrir uma janela para o que os atores fazem fora do ecrã. Também vamos oferecer uma plataforma interativa, que permitirá ver/rever programas e, por exemplo, conhecer os vários finais gravados para cada novela. Esta vai ser a casa da ficção da TVI."

Fonte: CM

26 comentários:

  1. Uma boa iniciativa.

    ResponderEliminar
  2. Que outro projeto será da TVI. Que área que interessará à Media Capital para além da ficção?
    Outra questão: alguém sabe alguma coisa sobre o projeto do canal STAR TV Portugal? Nunca mais li mais nada sobre isso! A única coisa que sei é que realizam recrutamento para pessoal diverso... vejo isso no facebook do canal, mas disseram que arrancava em julho e até agora 25 de julho, nada. Parece-me que eles deviam ter informado o público que apenas arrancavam com o projeto na área da produção de conteúdos, dado que ainda não tinham programas gravados. Quanto ao arranque do canal deverá ainda faltar algum tempo. Mas para quando? Em que operador? Ainda interessa ao Meo? A única posição disponível é a 10 e a 19. Mas a 10 deve ser para o CM TV ou pelo projeto do grupo ongoing que tinha um pedido à ERC para lançar o canal 10 (uMan - programa de tv interativo). Será que a Star tv irá ficar na 19? OU a Zon terá interesse? (Recordo que a posição 10 está agora ocupada provisoriamente com a RTP Olímpicos HD, desaparecendo após o evento, em meados de agosto).

    ResponderEliminar
  3. Caro Anónimo,

    Relativamente ao projeto do programa uMan, não há informações sobre a retoma dos preparativos do programa, mas o mesmo era uma parceria com a ZON e não com a PT. Quanto ao canal Star TV, o Grelha TV tentou entrar em contacto com o canal, mas até ao momento ainda não houve qualquer resposta às nossas perguntas.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  4. Start TV era a gozar com certeza -.-' Até utilizaram o logótipo da STAR PLUS... Fizeram um trailer com o Windows Movie Maker LOL Um canal generalistas, nunca na vida utilizaria tão pobre software de edição, e claro é ilegal utilizar logótipos de outras marcas! Como é óbvio...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Atenção que se surgir, não será um canal generalista, até porque em cabo, isso não é permitido... dizem é que tem programação generalista, o que é diferente... Apesar de achar que esse +seudo-canal nunca irá prá frente...

      Eliminar
  5. canais de treta...

    ResponderEliminar
  6. e lá está em exclusivo no MEO e os outros ficam a anhar

    ao menos a ZON ainda costuma abrir os seus exclusivos a outros operadores mais pequenos.

    ResponderEliminar
  7. A STAR TV realmente anda a recrutar pessoal por tudo quanto é sítio, mas basta ver as pessoas que estão à frente desse pseudo-projecto (basta ir aos FB dos criadores do STAR TV, e ver quem são, e os seus percursos ridículos) , pra ver que é um´autêntico fiasco, e que desaparecerá tão depressa como vai aparecer... Diziam os do projecto que seria multi-plataforama, abrangente, programação generalista, bla bla bla, é claro que isso vai dar barraca, porque o que dá a parecer é que seria do género MVM, com programação, apresentadores e tudo mais mediocre pra mau... Portanto, acho que nenhum operador quererá um canal desses... Duvido mesmo que chegue a surgir...

    Quanto ao 'uMAN', obviamente que não irá prá frente, porque seria uma parceria ONGOING, COFINA e ZON... E plo que se viu, a COFINA irá criar o Correio da Manhã TV com o exclusivo MEO, e portanto a parceria tripla anterior esfumou-se e nunca irá prá frente.... O que pode acontecer é claro, é o formato 'uMAN' apareer no Correio da Manhã TV, como mais um reality a criar nesse canal que aparecerá em 2013...

    ResponderEliminar
  8. É da TVI, é LIXO de certeza. O que mais me espanta, é lançarem canais da TRETA para concorrerem com eles próprios. Não bastava a porcaria de canais que ninguém vê e aos quais se vão juntar este e mais os outros que por aí se anunciam. Já ninguém vai atrás destas porcarias, venham elas de onde vierem. Os Portugueses não são assim, tão Tótós, embora pareçam!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O canal que ninguém vê é apenas o lider de audiência. O lixo a que te referes é apenas a maior produção nacional de sempre. Filmes, series e novelas. Podes não gostar de novelas, mas pelo menos devias admitir que são de qualidade e dão emprego a dezenas de actores. E as series e telefilmes são muito bons, mas se calhar preferes apenas o lixo americano que engoles nos axn, fox e outros. Nem dás o beneficio da duvida e achas que está "in" dizer mal da tvi e da produção portuguesa. É essa a mentalidade nacional e é por isso que o país está na merda em que está. Desde que tenha legendas é de qualidade. És sem dúvida um exemplo estereotipado da nova "geração rasca" que pensa que sabe tudo e dita modas e tendencias... ou então apenas um cliente zon com dor de cotovelo...

      Os meus parabens pela tua futilidade latente. Que lindo futuro terá este país com gente desta....

      Eliminar
    2. Sinceramente um canal de novelas é coisa que não vou ver e sim a maior parte da produção nacional é merda, tirando umas séries de qualidade da RTP o resto é novelas da TVi e quando a filmes portugueses... bom digamos que o cinema português é inexistente.

      Eliminar
    3. Concordo contigo de facto a boa produção nacional está na RTP. Séries como pai á força, maternidade liberdade 21 e muitas outras são de facto produções de grande qualidade.

      Eliminar
  9. Sou o primeiro Tótó (nem sabem escrever Totós) a aparecer. A minha resposta a essas provocações é sempre a mesma, caro Ricantonio ainda tem alguma tempo antes de surgir o TVI Ficção para aprender a descobrir uma tecla/botão do comando da Meo que serve para mudar de canal. Ou até para mudar de operador se quiser. Eu tb detesto música clássica mas não me atrevo a dizer que os canais Mezzo ou Brava são lixo. Há quem goste, e eu respeito. Dentro de tudo o que a TVI produz nem tudo tem fraca qualidade, existem coisas de qualidade e que até já ganharam prémios e reconhecimento lá fora. Não gosta? Mude de canal, aprenda a mexer no comando da Meo. Eu é que sou o Totó, lembre-se. E aprenda a escrever Totó...

    ResponderEliminar
  10. retlaw, ainda bem que o tvi ficção é um excluvivo meo. Graças a DEUS que a Zon não o tem...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. a dor de cotovelo é uma coisa lixada, não é? Vai ver a "tv mundial" da zon esse sim um grande exclusivo que honra qualquer operador de tv!!

      Eliminar
    2. Esse canal é uma grande treta. Apesar disso é para encher chouriços. Mas preparem que vem ouro...
      Esse logótipo... é feioso. Espero ver algo melhor daqui a um mês quando surge um logótipo ainda melhor. Quanto à exclusividade, essa notícia foi um valente balde de água fria. Eu julgava que iria entrar na grelha da ZON. Eu julgava que ia para o canal 12 (só no Outono!). O problema principal é este: a ZON tem de apostar nisto: adicionar o Canal Q no canal 15. A TVI Novelas, após o fim dos Olímpicos, deveria estar no 12. O Canal 19, presumo eu, deveria ser ocupado pelo A Bola TV. Mais: Era bom reordenarem a grelha, por a RTP Informação no 6 e não no 8, era ali onde devia estar a SIC Mulher, e, à falta da creatividade, eu acho que estão a filmar o teledisco do "El Perro" do Cilantro na casa de banho.

      Eliminar
  11. bla bla bla whiskas saquetas,bla bla bla.
    sempre a mesma treta.

    ResponderEliminar
  12. tvcine's 3 e 4 em HD respectivamente ja na vodafone e disponiveis. ver em http://www.vodafone.pt/main/Particulares/tv-net-voz/IPTV/Guia-TV.htm posiçoes 76 e 77 respectivamente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro enfpinto,

      A informação já foi publicada. Muito Obrigado.

      Cumprimentos

      Eliminar
  13. MEO TOP 20:

    1-RTP
    2-NOVO CANAL (2013)
    3-SIC
    4-TVI
    5-SIC NOTÍCIAS
    6-RTP INFORMAÇÃO
    7-TVI24
    8-SIC MULHER
    9-SIC RADICAL
    10-CM TV (CORREIO DA MANHÃ)
    11-TVI FICÇÃO
    12-A BOLA TV
    13-RTP MEMÓRIA
    14-PORTO CANAL
    15-CANAL Q
    16-ETV
    17-RTP MADEIRA
    18-RTP AÇORES
    19-(MIRA TÉCNICA)
    20-SPORTTV1

    ResponderEliminar
  14. ZON TOP 20:

    1-RTP
    2-NOVO CANAL (2013)
    3-SIC
    4-TVI
    5-SIC NOTÍCIAS
    6-SIC MULHER
    7-TVI24
    8-RTP INFORMAÇÃO
    9-SIC RADICAL
    10-
    11-RTP MEMÓRIA
    12-
    13-PORTO CANAL
    14-
    15-
    16-
    17-RTP MADEIRA
    18-RTP AÇORES
    19-
    20-SPORTTV1

    Para completar... obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim devia ser assim:
      1 - RTP1
      2 - RTP2
      3 - SIC
      4 - TVI
      5 - SIC Notícias
      6 - RTP Informação
      7 - TVI24
      8 - SIC Mulher
      9 - SIC Radical
      10 - Destaques ZON Videoclube
      11 - RTP Memória
      12 - Económico TV
      13 - Porto Canal
      14 - Correio da Manhã TV
      15 - Canal Q
      16 - RTP Açores
      17 - RTP Madeira
      18 - TVI Ficção
      19 - A Bola TV
      Os canais 14 e 15 da ZON iriam substituir, nos seus números, os canais de teste.

      Eliminar
  15. ZON:
    10 - Destaques ZON Videoclube
    16 - ETV SD

    ResponderEliminar
  16. Zon:

    12-RTP OLIMPICOS HD

    ResponderEliminar
  17. Embora o RTP Olímpicos HD funcione temporariamente durante o evento.

    ResponderEliminar
  18. Força TVI FICÇÃO. Precisamos de mais canais. Eu adoro novelas. Quero Ficção. Embora respeite gostos. Cada um de nós pensa de maneira diferente e, portanto, tem preferências diferentes. Parabéns TVI.

    ResponderEliminar

MEO
NOS
TDT
Comentários
Comentários