De acordo como os dados do serviço Telenews da MediaMonitor, os serviços regulares de informação da RTP1, RTP2, SIC e TVI apresentaram durante o primeiro semestre de 2012 uma grelha temática um pouco diferente da apresentada no semestre homólogo. No primeiro semestre deste ano surgem notícias diretamente relacionadas com o Governo e não há referência ao grupo de notícias relacionadas com Sindicatos e Associações.

Comparando o primeiro semestre de 2011 com o de 2012, verifica-se que o número e a duração de notícias de âmbito nacional aumentou, tal como nos temas Sociedade e Economia e Empresas, ao passo que diminuiu o número e duração de notícias acerca de Política.

Durante o primeiro semestre de 2012 as notícias mais frequentes nos quatro canais nacionais de sinal aberto foram de âmbito nacional, num total de 29 790 matérias, um valor que corresponde a 68,0% do total de notícias do semestre, tendo a Sociedade sido o segundo tema do período e a Economia/Empresas o terceiro, respetivamente com 25 268 e 13 183 matérias.

Em duração, as notícias de âmbito nacional foram igualmente as mais relevantes, pois ocuparam mais de 1 116 horas de informação no semestre, o que equivale a 81,1% do total de matérias em análise. Sociedade, Economia/Empresas e Política foram os outros temas abordados em maior duração ao longo do semestre.


Comparando os temas do primeiro semestre de 2012 dados com os comuns do mesmo semestre do ano anterior, vemos que, em número de notícias, os temas sobre Cultura/Espetáculo e Justiça foram os que mais cresceram no primeiro semestre de 2012, respetivamente 78.0% e 50.7%. Em sentido oposto, as notícias do tema Política, foram as que mais diminuíram (-9.4%), comparativamente ao 1º semestre de 2011.

Em termos de duração das notícias, estes canais emitiram mais tempo de noticiário acerca de Cultura/Espetáculo (mais 84.6%) e menos tempo de notícias acerca de Política (menos 15% do que no mesmo período de 2011.


Esta análise considera apenas os serviços regulares de informação dos canais em análise no período compreendido 1 de Janeiro e 30 de Junho de 2012, segundo a seguinte Nota Metodológica. Em análise, estão os seguintes programas: Jornal da Tarde, Telejornal e Portugal em Directo(RTP1); Hoje (ex-Jornal 2) (RTP2); Primeiro Jornal e Jornal da Noite (SIC); Jornal das 8 e Jornal da Uma (TVI).

Fonte: Marktest

Categorias: , , , , ,

Sem comentários:

MEO
NOS
TDT
Comentários
Comentários