A televisão do estado está a negociar com a MEO e a ZON um canal dedicado exclusivamente aos Jogos Olímpicos. A Entidade Reguladora para a Comunicação Social queria incluí-lo no pacote da televisão digital terrestre, mas levou uma nega da RTP.

"Está fora de hipótese por questões financeiras. Fizemos estudos de rentabilização dos direitos de transmissão e de licenciamento – uma parte já feita à Sport TV– e para pôr os Jogos na TDT tínhamos de pagar para emitir e perdíamos receita", explicou ao DN o diretor-geral de conteúdos da empresa pública, Luís Marinho.

Por esta altura, as negociações decorrem entre a RTP e as duas principais operadoras, de forma a colocar o conteúdo na televisão por subscrição, que será num canal rentabilizado através da publicidade. Algo já aprovado pela ERC.

Contactada pelo DN, Raquel Alexandra, vogal do Conselho Regulador, mostra-se surpreendida com a decisão do canal do estado: "Estamos boquiabertos com a resposta da RTP. Depois de todo o processo, vem recusar a proposta alegando questões comerciais… Consideramos que era a obrigação da RTP, como serviço público, tomar este tipo de iniciativas", refere a jurista e antiga jornalista, admitindo que este se tratava de "um serviço temporário" ao qual "a ANACOM (Autoridade Nacional para as Comunicações) não se opunha" e que "considerávamos que era interessante para todos os portugueses".

Confrontado com este argumento, Luís Marinho recorda que "os portugueses vão ter o conteúdo disponível na RTP 2, onde vão ser emitidas muitas horas de Jogos Olímpicos e onde vai estar o mais importante".

Para a ERC, a proposta para inclusão das emissões no canal de Alta Definição da TDT viria "solucionar um espaço que sempre esteve consignado aos três canais e sobre o qual nunca houve entendimento", explica Raquel Alexandra, alegando que, na semana passada, "Zeinal Bava (presidente da PT) aceitou cobrar um preço simbólico à RTP para transportar o sinal em alta definição".

Fonte: A Televisão

Atualização: O utilizador do Grelha TV "PIPI HAHAMOGGIES" refere que o canal vai-se chamar "RTP Olímpicos", e estará disponível na Vodafone (posição 15), MEO (posição 10) e ZON (posição 12).

11 comentários:

  1. TVC3HD e TVC4HD serão brevemente lançados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qual, na ZON ou na MEO ???? Ou por Satélite...???

      Eliminar
    2. Caro TMJ,

      A informação já foi publicada. Muito Obrigado.

      Cumprimentos

      Eliminar
  2. Camabada de xulos

    ResponderEliminar
  3. esse brevemente podes ser mais preciso???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em princípio dia 15/07...

      Eliminar
  4. Chulos é pouco, vigaristas, pagamos 3 vezes a mesma coisa,1º com os nossos impostos pagamos os ordenados desses chulos depois rouba-nos mais na taxa audiovisual junto com a conta da luz e depois ainda temos de pagar aos chulos dos operadores que teem o monopólio todo se quisermos ver com alguma qualidade.
    Que metam a TDT em um sitio que eu cá se!

    ResponderEliminar
  5. Dizem que no meo é posição 10. Esta posição corresponde à RTP1 HD, pelo que não será canal dedicado mas sim emissão simultânea em HD do sinal da RTP2 referente aos Jogos Olímpicos.

    ResponderEliminar
  6. O Sr. Luís Marinho é puppet duma rede proprietária dos operadores, com a bênção dos políticos da praça.

    ResponderEliminar
  7. No MEO é na posição 10, mas no caso do SATÉLITE essa posição está desocupada. Não existe a RTP1 HD no MEO SATÉLITE = discriminação por parte da PT. Resta é agora saber se este canal RTP OLÍMPICOS estará disponível no MEO SATÉLITE...

    ResponderEliminar

MEO
NOS
TDT
Comentários
Comentários