O presidente do Observatório da Comunicação (OberCom) defendeu hoje a criação de um canal de notícias português em língua inglesa, que deveria emitir via satélite e através da Internet, a par de um canal de entretenimento para emitir igualmente via web.

Gustavo Cardoso falava esta tarde no colóquio "O Serviço Público de Comunicação Social: de Portugal para o Mundo", realizado na Assembleia da República. Para o responsável pelo OberCom, o serviço público internacional deve servir para "fazer ouvir a voz de Portugal no mundo - e nos últimos 35 anos nunca precisámos tanto de fazer ouvir a nossa voz -, para manter laços de amizade com a língua portuguesa". Idealmente, o país deveria ter "um canal de notícias em português, outro canal de notícias em inglês, ambos no satélite e também via Internet, e um canal de entretenimento via Web". Para isso, deviam usar-se as redes de correspondentes da RTP e da agência Lusa, mas também os da SIC e da TVI.

Estes canais, acrescentou Gustavo Cardoso, funcionariam com duas bases: Lisboa e Nova Iorque. E deveriam ter "uma liderança carismática, com liberdade criativa editorial e de programas, sem ou com pouco controlo hierárquico". Porém, os canais de notícias em português e inglês teriam obrigatoriamente uma "diferenciação editorial" entre si, mas também em relação à oferta já existente no mercado noticioso, como é o caso da BBC Internacional ou da France24. Uma mais-valia dos canais emitidos a partir de Portugal, defendeu o presidente do OberCom, poderia ser a cobertura de questões ambientais e de direitos humanos - "Isso é que marca a diferença."

No mesmo colóquio, o secretário de Estado-Adjunto do Ministro-Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Feliciano Barreiras Duarte lembrou que o português é atualmente falado, como língua nativa, por 236 milhões de pessoas. Os canais RTP África e RTP Internacional têm, por isso, um "papel fundamental no reforço da diáspora e na difusão da língua", mas também "na divulgação das realidades nacionais dos países da CPLP- Comunidade dos Países de Língua Portuguesa".

O secretário de Estado defendeu que a RTP Internacional deve ser um "importante motor de divulgação de Portugal e dos seus produtos", divulgando "o que de melhor se faz por cá". "Esta é uma boa síntese do que deve ser um serviço público de televisão internacional." Porém, o canal "não é um veículo de promoção sem mais, mas um canal que transmita a imagem do que somos e do que queremos ser", e "um meio de ação estratégica do Estado", acrescentou Feliciano Barreiras Duarte, que acredita ser possível "fazer reformas estruturais cortando os custos".

Fonte: Público

8 comentários:

  1. AXN White SD na ZON na posição 69 da grelha e AXN White HD na posição 93... ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E novidades? Apenas se trata da alteração do nome do canal... de Sony para AXN White

      Eliminar
    2. E quem te garantiu que a ZON ia manter as mesmas posições??!! E quem te garantiu sequer que a ZON teria a versão HD?!!

      -.-'

      Eliminar
    3. Que eu saiba existia/existe o Sony e o Sony HD na zon, se estamos a falar da alteração de nome do canal e alguma da sua programação é obvio que a zon mantinha a versão SD e HD do canal!! também não estava a ver a zon a alterar as posições na grelha...

      Eliminar
  2. Por Satélite ?????????

    ResponderEliminar
  3. alguém sabe dalgum canal que dê o Titanic nos próximos dias????????????

    ResponderEliminar
  4. A partir de 14 de abril
    A partir de 14 de abril, Portugal passará a contar com os 3 canais AXN (AXN, AXN Black e AXN White), tornando-se assim o primeiro país no mundo que terá as três marcas.

    O AXN White, que a partir de 14 de abril integrará a grelha ZON, é um canal fresco, que oferece muita diversão e entretenimento, onde pode encontrar muitas caras conhecidas. Vai encontrar neste canal novas séries como "Smash", produzida por Steven Spielberg, ou "GCB", uma divertida produção, ou ainda "Doutora em Alabama", protagonizada por Rachel Bilson ("O.C. - Na Terra dos Ricos"). Encontrará ainda séries já bastante reconhecidas pela crítica, como as comédias "Dois Homens e Meio" e "A Teoria do Big Bang". O cinema é também um compromisso diário do canal, que apresentará mais de 100 títulos por ano. Para além disso, pode contar com uma versão do canal em Alta Definição, de modo a ver as suas séries e filmes com a melhor qualidade de som e imagem.

    Poderá assistir ao AXN White na posição 69 da grelha, e ao AXN White HD na posição 93.

    http://www.zon.pt/tv/canais/Pages/AXN-White.aspx

    ResponderEliminar
  5. Vai ao Cinema.....

    ResponderEliminar

MEO
NOS
TDT
Comentários
Comentários