O Instituto Civil da Autodisciplina da Comunicação Comercial (ICAP) deliberou a suspensão imediata da campanha publicitária Meo Fibra da Portugal Telecom (PT) por esta infringir o Código da Conduta e o Código da Publicidade. A deliberação deste órgão foi tomada a 29 de março e resulta de uma queixa que a Optimus apresentou por causa da campanha MEO Fibra, que publicita a oferta de serviços de televisão, telefone fixo e Internet através de fibra.

"A segunda secção do júri de ética do ICAP delibera no sentido de que a comunicação comercial da responsabilidade da PTC [PT Comunicações] - veiculada nos suportes de televisão, imprensa, outdoor e Internet - se encontra desconforme" com alguns dos artigos do Código de Conduta do ICAP e do Código da Publicidade, nomeadamente no que se refere à publicidade comparativa e publicidade enganosa. Nesse sentido, "a divulgação deverá cessar de imediato e não deverá ser reposta, quer na sua totalidade, quer em termos parciais, caso se mantenha o tipo de ilícito apurado pelo JE [Júri de Ética]".

"Temos que provar que a nossa fibra é superior às outras", "(...) a nossa é a verdadeira fibra. Vamos comparar a nossa fibra com uma gasosa" são algumas das frases da campanha publicitária em televisão que o ICAP analisou para sustentar a sua deliberação. Por exemplo, na campanha de imprensa e outdoor, a mensagem é "A verdadeira fibra é MEO".

Na queixa apresentada, a Optimus considerou que a campanha "ofende os normativos ético-legais em vigor em matéria de veracidade e de livre e leal concorrência, neste caso, em sede de regulação de práticas de publicidade", afetando a concorrência ao deixar passar a mensagem que apenas a MEO é que tem fibra.

Em resposta, a PTC defendeu-se que "os factos em causa não são enganosos" e que "inexiste qualquer publicidade comparativa", pelo que considerou não ter praticado "qualquer facto de ser qualificado como enganoso ou suscetível de induzir o consumidor em erro".

No entanto, o ICAP assim não o entendeu, considerando que "a comunicação comercial da responsabilidade da PT é suscetível de induzir o consumidor médio em erro, consubstanciando, assim, uma prática de publicidade enganosa". Esta "enganosidade", refere o JE, "bastará para que se infira a consequente denegrição dos serviços concorrentes do MEO e logo da Optimus. O regulador considera que a campanha "atenta a respetiva suscetibilidade de desacreditação do desempenho da prestação de serviços de acesso a televisão, Internet e telefone por meio de fibra prestados pelos concorrentes do MEO". Além disso, o ICAP considerou que existe publicidade comparativa na campanha MEO Fibra, o que viola o Código da Publicidade em Portugal. Para o regulador, trata-se de "publicidade comparativa implícita" e "ilícita".

Fonte: Dinheiro Vivo

Categorias: ,

5 comentários:

  1. Eu acho que é óbvio. A partir do momento em que a PT diz que a verdadeira Fibra é a da Meo, está indirectamente a comparar-se e a comparar o seu serviço com os outros operadores. Acho que até um aluno da primária percebe isso.

    ResponderEliminar
  2. foi a ICAP que "obrigou" a Meo a retirar o anúncio! A Optimus apresentou queixa, não obrigou a nada! O titulo é enganoso!

    ResponderEliminar
  3. O meo estava a gozar com a zon e não com a optimus. A optimus tem fibra a zon é que não tem fibra tem uma porcaria enganadora a que chama "Iris by zon fibra" e as pessoas aderem enganadas. Esses é que deviam ser punidos!! Foram proibidos de usar a +alavra "optica" mas usam na mesma a palavra fibra!

    ResponderEliminar
  4. se a zon tem fibra ou não não me interessa desde que a velocidade esteja lá!

    ResponderEliminar
  5. Bem dizido! Tá tudo contra o Amora...sempre a dizerem q a ZON n te fibra! De que me interessa se o cabo q entra na minha barraca é coaxial ou de fibra? Por mim até pode ser aquele cabo bué grosso q está na rua...o q passa nos postes da eletricidade! Eu pago um serviço n é pra estar sempre a olhar pró cabo a admirá-lo...a minha casa n é nenhuma exposição de cabos artísticos...isto n é o Museu Berardo! Eu pago serviço ZON de 100MB e nos speedtest aparece lá 120Mb e até agora falhas...nem vê-las! Opah, fibra é pros intestinos funcionarem mais depressa! Esses gaijos do MEO se botassem a fibra num sítio q eu cá sei...! Unica coisa de bom q o MEO tem é mesmo o MEO Kanal...q é algo de inovador...a Zon fez bem em nao entrar nisso..senão já estavam a dizer q a ZON é macaquinhos de imitação!

    ResponderEliminar

MEO
NOS
TDT
Comentários
Comentários