A polémica do sistema de audiências da responsabilidade da GfK, tem mais episódio que envolve a RTP 1. A denúncia é da própria estação que adianta que, de acordo com os dados relativos ao dia 5 de abril, no período em que o Telejornal estava no ar, houve uma significativa transferência de espetadores da RTP 1 para a RTP África.

Durante o Telejornal, a RTP 1 passou de súbito de 5,6% de audiência média para 1,5%, enquanto a RTP África, de 1% subiu a sua audiência para 5,3%. Ora, tal significa que, de acordo com os dados da GfK, 392 690 espetadores, pelas 20h23 desse dia, mudaram da RTP 1 para a RTP África, já que o espaço noticioso é transmitido em simultâneo nas duas antenas.

Nesse dia, a RTP África, canal só disponível na oferta por subscrição, acabou por obter nessa emissão do Telejornal uma audiência média de 2,3%, ou seja de 214 mil indivíduos, e um share de 5,3%. Já na RTP 1, o noticiário da noite conseguiu em média uma audiência de 6,2% e um share de 14,2%. Situação análoga já tinha sucedido no dia 1 de Abril, mas dessa vez reportando ao Jornal da Tarde, também da estação pública.

Fonte: M&P

Categorias: ,

Sem comentários:

MEO
NOS
TDT
Comentários
Comentários