Não há como mascarar os factos, a TDT está atrasadíssima como tem sido dito há largos meses. Finalmente há dados novos sobre o grau de "adesão" à Televisão Digital Terrestre e, sem surpresa, os números são péssimos. De acordo com um estudo realizado em Setembro, apenas 3% dos portugueses sem televisão paga já fez a migração para a TDT!

De recordar que em Novembro de 2010, um inquérito revelou que apenas 1,1% dos portugueses tinha mudado para a TDT. Ou seja desde Novembro de 2010 até meados de Setembro de 2011 (data deste inquérito), apenas mais 1,9% dos portugueses mudaram para a TDT! Tal como vem sendo comprovado no terreno, e alertado, a taxa de migração é baixíssima e não há demagogia que consiga ocultar a realidade: a introdução da TDT em Portugal está a falhar!

Como será possível iniciar o switch-off analógico (apagão) em Janeiro de 2012 (daqui por 3 meses), quando 97% dos portugueses (sem televisão paga) ainda não estão preparados para a TDT?

Alguns dados do estudo:
  • 38.3% dos inquiridos não possuem TV paga em casa;
  • 92.4% dos inquiridos sem TV paga afirmaram receber TV analógica, via antena tradicional;
  • 3% dos inquiridos sem TV paga afirmaram receber televisão digital terrestre (TDT);
  • 62% dos inquiridos sem TV paga desconhecem que em 2012 está previsto o desligamento do sinal de TV analógica terrestre ;
  • 43.9% dos inquiridos sem TV paga afirmaram que o seu televisor não é compatível com a TDT e 41.5% responderam não saber se é compatível;
  • 55.4% dos inquiridos sem TV paga responderam não saber o que fazer para ter TDT;
  • 70.4% dos participantes no inquérito sem TV paga responderam não saber se podem receber TDT;
  • 44.6% responderam não saber se é necessário adaptar antena ;
  • 37.2% dos inquiridos sem TV paga e com TV analógica terrestre responderam que pensam adquirir um televisor ou caixa descodificadora só quando for obrigatório.

Tal como foi escrito em Dezembro de 2010, antes mesmo de serem publicados os dados da taxa de migração, atingiu-se na altura um ponto a partir do qual já não seria possível concretizar um processo tranquilo de transição para a Televisão Digital Terrestre e o adiamento seria praticamente inevitável. Os dados agora divulgados confirmam que, basicamente, se perdeu mais um ano!

Resta saber até quando é que os políticos vão aguardar para tomar medidas concretas. Os erros e algumas soluções já foram apresentadas, nomeadamente a inclusão da RTP Memória e RTP Informação na TDT.

Tal como o primeiro, este estudo é da responsabilidade da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e pode ser consultado na integra aqui.

Fonte: TDT em Portugal, com pequenas alterações

Categorias: ,

8 comentários:

  1. E isso acontece pois vivemos num país de deixa andar. Farto de avisar as pessoas para o que ai vem estou eu e a resposta que levo é um simples "ainda há tempo" "depois na altura vê-se" "fico à espera da última moda"

    ResponderEliminar
  2. Eu ainda não tenho e nem vou ter...
    Viva a TDT Espanhol ...

    ResponderEliminar
  3. Pereira, tens sorte é estar no País Vizinho, se Morasses perto do Mar, só Vias os Peixes a Gozar-te...

    ResponderEliminar
  4. O problema na minha maneira de ver também tem a ver com a oferta que por cá se pretende dar na TDT (apenas os 4 canais)! Basta ver quantos canais têm a nossa vizinha Espanha (e eu sei-o porque vou frequentemente para casa de familiares junto à fronteira na Beira Alta) e por aí se vê a diferença!
    Além de que não têm existido campanhas de informação em quantidade! Só agora, por ex., é que se começaram a ver spots publicitários na TV!
    Os meus familiares na Beira Alta só sabem que vai haver mudança porque eu lhes disse há já largos meses! De resto bem podiam esperar sentados...
    Luis Mocho
    Coimbra

    ResponderEliminar
  5. E Esta Heim !!!!

    ResponderEliminar
  6. ja agora alguem que me esclareça uma coisa, os 4 canais também são captados por antena para a TV por cabo analogica, quando passar a ser TDT, quem os recebe por cabo analogico perde-os?

    ResponderEliminar
  7. A TV Digital Terrestre, à semelhança da TV Analógica Terrestre (que é desligada em 2012), é recepcionada através das antenas tradicionais.

    O que muda é, o facto da informação transmitida ser digital (ou seja, zeros ou uns), logo, precisa de ser descodificada, contudo, a grande maioria dos televisores antigos não estão preparados, e por isso, é que é necessária uma caixa descodificadora.

    ResponderEliminar
  8. sim eu refiro-me á transmitida por cabo, ela e captado analogicamente e depois o pessoal ocm ZON ou Cabovisão mesmo sem box tem os 4 canais por cabo

    ResponderEliminar

MEO
NOS
TDT
Comentários
Comentários