O Metropolitano de Lisboa (Metro) e a Portugal Telecom (PT) reinauguram a estação Baixa-Chiado, que ganha a partir de hoje a designação Baixa-Chiado PT Bluestation, numa estratégia pioneira de dinamização do Chiado, uma zona nobre da cidade de Lisboa, oferecendo a todos os utilizadores deste espaço uma experiência totalmente inovadora.

A PT é, assim, a primeira marca institucional no mundo a personalizar e explorar o branding e os naming rights de uma estação de metro, materializando um projecto resultante de um trabalho conjunto desenvolvido pelo Metro e pela MOP (Multimédia Outdoors Portugal), totalmente irreverente e que não só posiciona o Metro como uma organização inovadora, como acentua o estilo cosmopolita da capital portuguesa.

Ao longo dos próximos quatro anos, com a gestão da imagem e do branding e naming rights da estação de metro Baixa-Chiado, a PT implementará em articulação com o Metro um projecto transversal de activação da marca institucional PT, bem como de promoção de conteúdos das suas diferentes marcas comerciais, abrangendo várias vertentes:
  • A marca PT será integrada na sinalética da estação de metro Baixa-Chiado PT Bluestation, assim como nas sinaléticas de toda a rede do Metro em que a mesma é referenciada.
  • A marca PT passará a constar de um conjunto de projecções decorativas da estação de metro Baixa-Chiado PT Bluestation – da responsabilidade da Dub Video Connection e da autoria gráfica da Partners –, com conteúdos integrados pela Mobbit Systems e organizados por categorias – News (notícias de última hora), To Do (agenda lúdico-cultural da Baixa-Chiado PT Bluestation), Fun (informações sobre lazer), Useful (informações úteis, como o tempo, o trânsito, etc.), Chiado (informações sobre a zona do Chiado), Kids (informações orientadas para os mais novos).
  • A estação Baixa-Chiado PT Bluestation passará a estar decorada com iluminação inteligente e ambientalmente responsável – também da responsabilidade da Dub Video Connection –, no tom azul. Adicionalmente, uma solução de iluminação interativa marcará presença nas carruagens sempre que estas entrarem ou saírem do cais e uma iluminação em leds vai percorrer o túnel central.
  • Na estação de metro Baixa-Chiado PT Bluestation será promovida a activação das diferentes marcas comerciais PT (TMN, MEO, SAPO, PT Negócios, PT Prime e Portal SAPO) sob o conceito life enabler, que pressupõe a colocação da tecnologia PT ao serviço das pessoas e em função da melhoria da sua qualidade de vida. Fruto desta vertente sustentável, a PT disponibilizará gratuitamente o acesso à rede PT WiFi a todos os utilizadores desta estação de metro, facilitando a utilização das telecomunicações. Este posicionamento será uma componente da atitude sustentável assumida pela PT, na sua perspectiva de agente social e economicamente responsável.
  • No âmbito deste projecto está ainda previsto com a colaboração da agência Who um programa lúdico-cultural 365 dias/ano, contemplando acções temáticas diárias subordinadas a um tema diferente em cada mês. Cada um dos 12 temas, correspondentes aos 12 meses do ano, serão definidos em articulação entre a PT e o Metro por 12 comissários seleccionados entre os meios da cultura, das artes e do espectáculo, com o objectivo de envolver as pessoas, as suas vidas, as suas realidades e os seus sonhos. Integram o grupo dos 12 comissários nomes como Vasco Araújo, artista plástico e o responsável pela agenda do mês de Setembro, dedicada ao Amor, João Tordo, reconhecido escritor, Dino Alves, estilista de renome, e João Botelho, consagrado realizador português.

A estação de metro Baixa-Chiado, obra do conceituado arquitecto Álvaro Siza Vieira, encontra-se localizada no coração da cidade de Lisboa, onde a cultura, as artes, o espectáculo, a restauração e a vida lisboeta têm uma intensidade maior. Esta estação é o ponto de passagem de cerca de 13 milhões de pessoas/ano – um número que supera a população portuguesa –, assumindo-se como um ponto fulcral do seu trajecto diário casa-trabalho/trabalho-casa. Estes factores inspiram, deste modo, a criação de um universo PT nesta estação de metro, no interior da qual os lisboetas vão passar a contar com um conjunto de conteúdos lúdicos e culturais 365 dias por ano.

De salientar que a concepção e o desenvolvimento deste projecto envolveu, durante um período de cerca de 6 meses, mais de 170 pessoas e 20 entidades distintas, tendo implicado a colocação de mais de 10 km de cabos de fibra ótica e energia, com trabalhos realizados durante a madrugada por forma a não afectar a livre circulação de utilizadores da estação.

Com o projecto Baixa-Chiado PT Bluestation, o Metro e a PT atribuem a esta estação um novo estatuto, conferindo-lhe o papel de âncora dinamizadora desta zona nobre da cidade de Lisboa, o que se reflectirá na qualidade de vida do utilizador final, para quem as dimensões lúdico-cultural e tecnológica foram pensadas detalhadamente.


Fonte: Wintech e Transportes em Revista

Categorias:

10 comentários:

  1. A PT e a sua mania do inglês -.-'

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

    ResponderEliminar
  3. Isto é uma vergonha e um insulto à população de Lisboa!

    ResponderEliminar
  4. Mas a Liga Zon já todos acham fantástico, não é??

    Se tivesse existido a estação Chiado Zon, vinham todos os Zoninhos dizer que até aí a Zon é lider! Mas como é a PT, uma das maiores empresas portuguesas e que todos deviamos ter orgulho que exista, já as coisas são diferentes. Com esta mentalidade "pequenina" nunca Portugal vai sair da crise. Vamos ficar pior que a Grécia. Que tristeza, não gostarmos do que é nosso. Nisso temos muito a prender com a vizinha Espanha... enfim...

    ResponderEliminar
  5. Olha me este meo fanático com a conversa da Liga ZON Sagres!!! Se o MEO tivesse uma Liga também andavas aí a gabar, mas não tens!!! HAHA LOL Liga ZON sagres é bem portuguesa!! AO contrário desta peta que nem sequer têm a decência de escrever um anúncio em português!! Esse Zeinal e o "pear to pear" fazem me rir....... nem sequer devia de ser a Portugal Telecom!!! Afinal nem um anúncio em português sabem fazer, os gatos falam à chinês, cospem para o chão e depois à estes todos fashions mas que no fim não são ,nada mais nada menos, do que um nome para uma estação ao qual a escreveram em inglês!!! Enfim....

    ResponderEliminar
  6. "Zonline" é português, claro... e Zon Phone, e "Zon Mobile" e Widgets... e "powered by" Zon Fibra... pois é... e quem é "Zon está ON".... ainda bem que a Zon respeita tanto a lingua portuguesa, como a liga Zon Kids, por exemplo... ou o pacote Zon Kids...ou o "My Zon"...é de facto notório. Que bom post o teu anónimo zon fanático das 12h55. Perdeste uma boa oporunidade de estar calado, não foi?

    ResponderEliminar
  7. continuo sem percebet o fanatismo dos utilizadores deste forum... a zon paga algo? a meo paga algo? voces defendem os operadores com tanta convicção... tanto o fanatico da zon como o do meo sao uns tapadinhos de primeira. tenho dito...

    ResponderEliminar
  8. Caro anónimo das 12:55, pelo menos no meo há pear to pear, na Zon é bloqueado!!

    ResponderEliminar
  9. Caro anónimo das 15:45, pelo menos na ZON à pacotes a 360mb, na MEO é bloqueado (nem sequer existe xD)!! HAHA, toma que já levaste....

    ResponderEliminar
  10. TheQuickBrownFoxJumpsOverTheLazyDog11/09/11, 15:32

    quando é que estes fanáticos da zon / meo vão tirar os oculos de cabedal?

    ResponderEliminar

MEO
NOS
TDT
Comentários
Comentários