Recebi há pouco uma chamada pelo telefone fixo cá de casa, uma senhora de uma empresa chamada On Telecom que supostamente me iria oferecer um prémio até 200 Euros, eu teria que responder a uma pergunta e depois ligar para um número de telefone que me seria indicado.

Como quando a esmola é grande o pobre desconfia, comecei a fazer perguntas, uma das coisas que perguntei é a que grupo pertencia a empresa, ao que a senhora me respondeu que pertencia à PT e que estava inscrita na ANACOM como empresa de telecomunicações.

Achei tudo muito estranho, principalmente porque se ouvia imenso ruído de fundo, como se a pessoa em lugar de num call center estivesse num café ou num centro comercial. Mas acedi a responder à pergunta que era:
  • Qual o rio que atravessa duas cidades e cujas margens banham a cidade do Porto?
Após dar a reposta, a senhora disse-me que tinha ganho um prémio até 200 Euros, mas que teria que ligar para o tal número.

Como estava a achar tudo muito estranho voltei às perguntas, aí a senhora disse-me que ia passar a chamada ao chefe. Quando o passar ao chefe foi passar o telefone a um senhor e não passar a chamada para outra extensão, percebi que a coisa não podia mesmo ser séria. Repeti as mesmas perguntas que tinha feito antes e as respostas não bateram certo... principalmente na parte em que a suposta On Telecom pertence ao grupo PT... aqui decidi terminar a conversa.

Entretanto como estava ao lado do computador fui ao Google e a única entrada que existe para ON Telecom é no site queixas.pt, onde depois de ler os comentários percebi o esquema. A chamada que teria que fazer a seguir é para um número de valor acrescentado, chamada que nunca fica por menos que umas dezenas de Euros, do suposto prémio até 200 Euros acho que nunca ninguém viu a cor.

Entretanto liguei para a PT que evidentemente me confirmou que isto é um esquema de empresas de chamadas de valor acrescentado. Aproveitei e pedi para barrarem as chamadas de valor acrescentado e para que o meu número passe a confidencial.

Muito cuidado com estas coisas.
Jorge Soares

Fonte: O que é o Jantar?

Categorias:

5 comentários:

  1. Pois... e usam o nome de empresas conhecidas e reputadas para darem credibilidade à coisa. Mas não há forma de se denunciar e terminar com estas situações?? O tal numero tem forçosamente de estar atribuido a alguma entidade para que possam receber o dinheiro, não? Porque razão a policia não investiga esse numero? A justiça no nosso pais é de facto uma anedota...

    ResponderEliminar
  2. Fizeram a mesma coisa aos meus avós...
    Mas o problema é que eles ligaram e gastaram algum dinheiro com a chamada

    ResponderEliminar
  3. No Brasil a coisa é pior, aqui os bandidos ligam das cadeias. O que você passou aí é mole de perceber, nossos bandidos aqui são muito bem treinados na arte de enganar.

    ResponderEliminar
  4. E não imaginam a quantidade de pessoas que é enganada todos os dias com estes esquemas.

    E claro como há uma tentativa de se colarem à PT e depois a chamada vem debitada na factura da PT as pessoas vão lá reclamar.

    ResponderEliminar
  5. quem é zon esta ON
    ON Telecom

    tudo esquematizado. PT para dar credeblidade.

    PJ Cambada de incompetentes e chulos.

    ResponderEliminar

MEO
NOS
TDT
Comentários
Comentários