O Canal 1 da RTP vai ser privatizado já em 2012, segundo fonte do Governo. A par deste processo, irá assistir-se ao reforço do canal RTPN, projecto que o visa dotar de mais recursos humanos e equipamentos.

Esta última decisão, deve-se à necessidade de o Estado manter na sua esfera um canal para produzir conteúdos informativos destinados às estações internacionais, casos da RTP África e RTP Internacional.

Esta matéria é mesmo uma das prioridades do Governo, que entretanto já reuniu com os responsáveis da TVI e da SIC, avançando com propostas no sentido de estas duas estações fornecerem também conteúdos àqueles dois canais internacionais. A posição da SIC, foi a de recusar o projecto, justificando a sua tomada de posição pelo facto de o canal de Carnaxide ter igualmente de ‘alimentar’ a SIC Internacional.

A decisão governamental de privatizar a RTP 1 aguarda agora a definição do modelo em que irá ser feita, estando a ser ultimados os estudos sobre matérias sensíveis como a necessidade de intervenção ao nível dos recursos humanos e meios.

Entretanto, a corrida à privatização do canal 1 está já a gerar grandes movimentações. As notícias que têm vindo a público, apontam os grupos da Cofina, liderada por Paulo Fernandes, e a Ongoing, de Nuno Vasconcellos, como os mais bem posicionados. No entanto, também a PT, a ZON e investidores angolanos se perfilam como fortes candidatos. Há mesmo quem avance que tanto a PT como a ZON gozam de alguma vantagem pelo facto de já estarem instalados no mercado e de terem um maior estofo financeiro.

Fonte: SOL

Categorias: , ,

5 comentários:

  1. É mesmo bom a RTP1 ser privatizada para ver se sai algum peso dos bolsos dos portugueses. Uma televisão que dá concursos pouco interessantes (quem quer ser milionário e Preço certo) e aqueles programas da manhã e da tarde iguais aos privados não presta nenhum serviço público.
    Quanto a quem vai comprar a RTP1 ainda é muito cedo para ter uma ideia mas é possível que qualquer dessas empresas compre o canal.

    ResponderEliminar
  2. é bue mau acabar com a RTP1 e com o serviço publico de tv num país destes, aidna se fosse a RTP2.
    Vão acabar com um canal de mais de 50 anos de idade, e para onde vai o serviço publico e o dinheiro que alguns anos gastaram com as novas instalações e com tanto equipamento novo e sofesticado, quanto muito concessionassem

    ResponderEliminar
  3. Excelente decisão. Finalmente vamos ter outro canal privado a concorrer.. o antigo projeto Telecinco poderá aparecer com o nome TV1, como aliás não se devem lembrar, mas este canal TV1 concorreu às licenças para a tv privada portuguesa. Por isso vem ai novidades... Para já PSD faz isso e quando o PS voltar a entrar abre de novo a RTP1 e teremos os 5 canais... esperemos ter um dia é em HD, pois em Espanha já estão todos TVE HD, Antena 3 HD, Telecinco HD, LaSexta HD e Canal Sur HD. :)

    ResponderEliminar
  4. Que raio de lixeirada deste desgoverno...
    Então privatizam o primeiro,passam os Boioes para o 2,e reforçam um canal de pagar como a RTPN!
    Resumindo e concluindo serão 3 canais a dar novelas,desenhos animados e grandes séries da rtp2 irão para o galheiro e o nosso dinheiro sewrá cada vez mas ddicado a financiar canais por asinatur como é esse lixo chamado Rtpn que só serve para ver gaijas boas como pivot..

    cumpts

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

    ResponderEliminar

MEO
NOS
TDT
Comentários
Comentários