Feita uma visita a uma loja PT Bluestore na cidade de Aveiro, a fim de saber se e como estava aí a ser feita a divulgação/promoção da TDT, verifica-se que não há equipamentos, zero, nem um para amostra. Apenas telemóveis, smartphonesboxes MEO. Ao procurar um simples folheto ou cartaz, também nada, não há uma única referência à Televisão Digital Terrestre. Visita a uma diferente PT Bluestore, mesmo resultado. 

Em dois anos parece que nada mudou e, apesar da PT até ter anunciado receptores TDT com a "marca" MEO que, como oportunamente foi criticado, muito poucos tiveram a oportunidade de adquirir. Parece no mínimo estranho que a empresa responsável pela TDT não faça qualquer referência ao serviço nas suas lojas. Deve ser também dito que no passado foi contactada a PTC e em diversas ocasiões,  visitadas lojas PT de Coimbra e outras lojas de Aveiro e nunca souberam sequer informar, se efectivamente iriam ter disponíveis os ditos receptores e muito menos quando. Não é portanto, surpreendente o resultado.

Parecem não restar dúvidas que para a PT a TDT é um patinho feio, que não interessa promover. Mas, sabendo-se que a PTC tem a obrigação contratual de promover a TDT, e que a ANACOM irá supervisionar as campanhas, será interessante saber como irá a PTC conciliar a obrigação de promover a TDT, com a oportunidade de ouro criada pelo fim anunciado das emissões de televisão analógica, para conseguir o maior número adesões possível ao seu serviço MEO. Já a publicidade que passa na televisão, da responsabilidade da ANACOM, é sem dúvida um mau sinal. 

Recorde-se as palavras recentes da ANACOM: "de forma a garantir o impacto da campanha em termos equivalentes, esta Autoridade considerou essencial manter o recurso ao contacto directo com as populações através das redes de lojas da PTC e da distribuição porta-a-porta de um guia prático sobre a TDT".

Certamente, o facto de a PT dispor de uma vasta rede de lojas pesou favoravelmente na classificação da sua proposta (apesar de ter sido a única para a TDT dita gratuíta) nos concursos da TDT. No entanto, a tão poucos meses da data prevista para o encerramento das emissões analógicas, as lojas PT parecem estar fora do seu plano de promoção da TDT que, recorde-se, não vai ter lugar no período mais crítico da transição.

Resta agora aguardar pelas pérolas publicitárias que supostamente deverão motivar os portugueses a aderir a esta televisão digital que praticamente não traz nada de novo!

Fonte: TDT em Portugal, com pequenas alterações

Categorias: ,

7 comentários:

  1. Claro que não promovem, foi um enorme erro entregar a TDT a uma empresa que vende pacotes pagos de televisão.

    ResponderEliminar
  2. José Mendes21/07/11, 11:51

    Existe um Lobby, das Operadoras de Tv por Cabo, para que a TDT em Portugal, seja um fiasco.
    Isto, não é como na Espanha.

    ResponderEliminar
  3. A partir de 13 de Agosto próximo, todos os canais do operador Sport TV emitidos em território nacional estarão disponíveis em Alta Definição. Estamos a falar concretamente das ofertas Sport TV1, Sport TV2, Sport TV3, Sport TV Golfe, Sport TV Liga Inglesa e da “novidade” Sport TV 4, que na realidade irá substituir (também a partir dessa data) o actual Sport TV HD. As novidades anunciadas esta manhã contemplam ainda a passagem da grelha do Sport TV1 para as 24 horas do dia e a disponibilização de conteúdos transmitidos pela Sport TV ao longo da última semana (jogos de futebol, noticiário e magazine “Report TV”) em sistema de “catch up TV” nas plataformas de diversos operadores nacionais de televisão; um serviço sem custos adicionais para os assinantes Sport TV.

    in telesatélite

    Estou para ver como os operadores por satélite, vão descalçar esta bota..

    ResponderEliminar
  4. "Estou para ver como os operadores por satélite, vão descalçar esta bota.." - Copiei este comentario do DRAGTEAM de um user e só agora é que vi .

    ResponderEliminar
  5. Bem... não sou assinante da Sporttv porque acho um roubo, mas assim as coisas começam a ficar melhores. resta saber se o preço não vai ser actualizado. A ver vamos.

    ResponderEliminar
  6. ??foi um enorme erro entregar a TDT a??

    A única entidade mais capaz de colocar a TDT em funcionamento em Portugal é a PT, pois já tem as infraestruturas todas apenas tem de fazer ajustes.

    No caso de outra operadora teria de alugar partes, e se existe problemas a nível de cobertura ainda seria pior.

    Segundo me parece à operadora responsável pela TDT é indiferente o nº de clientes TDT, posso estar enganado.

    No caso dos enganos os comerciais de todas as partes fazem de tudo para vender.

    ResponderEliminar
  7. tiac, estás enganado!
    A operadora responsável pela TDT está interessada é em vender o meo... E quanto menos informação houver e menos qualidade tiver a rede mais fácil é confundir as pessoas para que comprem os seus serviços pensando que vai deixar de haver tv grátis...

    ResponderEliminar

MEO
NOS
TDT
Comentários
Comentários