Em um ano ZON e Cabovisão perdem clientes, MEO aumenta subscritores e Vodafone, Optimus Clix e AR Telecom mantêm quota.

No mercado de televisão, entre Março de 2010 e Março de 2011, o grupo ZON viu descer quase 6 p.p. a sua quota de assinantes, ao existir uma queda de 62,7% para 56,7%, um valor que ainda permite à operadora manter a liderança do mercado. Por seu lado, o segundo classificado, MEO, cresceu de 24,9% para 31,2%, passando assim a deter mais de um terço do mercado de televisão por subscrição. A completar o pódio está a Cabovisão, que continua com uma trajectória de perda de assinantes, reduzindo o seu leque de clientes de 9,9% para 9,2%. Os três outros operadores importantes, mantêm a taxa de subscritores, Optimus Clix - 1,1%, AR Telecom - 0,9%, com excepção da Vodafone que sobe ligeiramente de 0,6% para 0,7%.

Ainda relativamente ao serviço de televisão, em um ano o número de clientes com mais de 80 canais, subiu de 40% para 45%, sendo neste momento, a opção mais escolhida. Nesse mesmo período, o número total de subscritores de televisão paga subiu 207 mil, registando-se agora, um total de 2,8 milhões de assinantes.

Já na escolha do fornecedor da ligação à Internet, a situação é mais equilibrada entre os operadores. Em primeiro está o grupo PT, que também aqui cresceu, tendo a sua quota avançado de 44,9% para 47,2%. Na segunda posição está o grupo ZON, que subiu também o número de clientes, detendo agora 33,1% do mercado, em contraste com os anteriores 32,6%.
Os restantes quatro operadores principais, virão todos cair o número de internautas. A Cabovisão passou de 8,1% para 7,9%, a Optimus Clix teve a maior queda de todas, ao passar, em 12 meses, de 8,2% para 6%. Por sua vez, a Vodafone caiu 0,1% detendo agora 4% do mercado, e em último está a AR Telecom com 1,1% que tinha anteriormente 1,4%.

Relativamente à tecnologia de acesso, o ADSL continua a liderar as preferências, mas continua em queda, sendo agora 50,6% dos acessos. Já o cabo mantém-se estável nos 41,1%, enquanto que os acessos baseados em fibra óptica (FTTH e FTTB) subiram de 6,3% para 7,3%

Por: Grelha TV com: ANACOM

7 comentários:

  1. A Zon vai perder ainda mais quando a Iris fizer um ano e os milhares de clientes furiosos, arrependidos e insatisfeitos acabarem a fidelização e largarem aquela porcaria e fugirem para o meo!! Na zon para ter fibra (ou melhor aquela coisa a que eles chamam fibra) é obrigatório ter Iris e ninguém aguenta aquele interface mais de um mês!! Aí sim, a zon vai descer à grande o número de clientes!! Não são os prémios internacionais que salvam o Iris. Aquilo é bonito mas insuportável de utilizar no dia-a-dia.

    ResponderEliminar
  2. Também se fogem para o MEO não estão assim tão bem servidos..... tem pior Internet e menos velocidades!!

    ResponderEliminar
  3. A Meo tem pior internet e velocidades? Aonde Anónimo? Na sua rua? Ou leu alguma sondagem ou estudo? Eu tenho Meo Fibra e tenho basicamente a velocidade de net que está no contrato. Está a falar de ADSL? Não será da capacidade da sua linha? Ou da distância da Central?

    Que mania tem esta gente de generalizar.

    ResponderEliminar
  4. o MEO tem até 360 mbps???? não!! Aliás 1 GB??? Não. Eles dizem que têm mais ainda não vi pacote nenhum.... -.-! A ZON tem. A ZON foi considerada a melhor na velocidade real de Internet, sabia??????

    Que mania desta gente dizer que outra gente está a generalizar... enfim

    ResponderEliminar
  5. Há por aqui tanto fanático da Zon e tão ignorante, meu Deus... a Zon nem fibra tem, mas nem vale a pena bater mais na mesma tecla...

    ResponderEliminar
  6. A meo tem fibra, mas pelos vistos não a usa. Tenho muito mais velocidade na ZON do que no MEO

    Mas enfim... Há por aqui tanto fanático da MEO e tão ignorante, meu Deus... a MEO nem fibra tem, ou pelo menos não aparenta ter (é só reclamações no facebook deles).

    ResponderEliminar

MEO
NOS
TDT
Comentários
Comentários