De acordo com um estudo da Deco e da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), o desempenho e os preços dos descodificadores variam muito, "mas em todos a imagem não decepciona", mesmo quando são ligados a televisores convencionais (CRT).

O estudo indica que o descodificador mais barato pode ser comprado por um preço que varia entre os 34,90 euros e os 37,95 euros.

Até ao momento foram analisados 29 caixas, necessárias para que quem não possua um televisor com sintonizador digital integrado possa aceder à TDT, mas os testes continuarão a ser feitos até ao fim das emissões analógicas, em Abril de 2012.

O estudo foi realizado no âmbito de um protocolo entre as duas entidades e onde a Deco se compromete a realizar testes comparativos em contínuo de caixas descodificadoras para a TDT que venham a surgir no mercado.

A primeira fase da cessação das emissões analógicas terrestres de televisão - o chamado 'switch off' - começa a 12 de Janeiro de 2012 para os emissores e retransmissores "que asseguram sensivelmente a cobertura de uma faixa litoral do território continental".

A segunda fase acontecerá a partir de 22 de Março do próximo ano e dirige-se às regiões autónomas da Madeira e Açores.

A terceira fase, a 26 de Abril, será a final e abrigará os emissores e transmissores restantes.

Fonte: DN

Categorias: ,

Sem comentários:

MEO
NOS
TDT
Comentários
Comentários