Dados agora divulgados e que resultam de um inquérito da responsabilidade da Universidade Lusófona realizado em Novembro de 2010, confirmam o estado de impasse da televisão digital terrestre portuguesa.


Neste inquérito, dos 1198 inquiridos que afirmaram ter televisão em casa, 45,3% responderam não ter televisão paga em casa. Destes, 96,7% afirmaram ter TV analógica, enquanto 1,8% dos inquiridos afirmaram receber o sinal de TV por uma parabólica e apenas 1,1% afirmaram receber a televisão digital terrestre. 

É também sem surpresa que se pode constatar um aumento de cerca de 19% no número de subscritores de televisão por cabo em relação a Fevereiro de 2008. Este aumento de subscritores beneficiou um operador específico, o mesmo que “patrocina” a TDT... imagine-se!

Mas não é só o valor da taxa de adesão à TDT que é francamente mau. Cerca de 9 em cada 10 portugueses (92%) com idade superior a 18 anos não soube identificar o ano em que cessam as emissões de televisão analógica em Portugal (2012). E o inquérito revelou também que para 60% dos inquiridos, os custos com a mudança são a preocupação principal, e 50%, mostraram preocupação com as questões práticas da mudança (cablagem e instalação do equipamento).

Este inquérito vem confirmar a falta de informação da população, e a baixíssima taxa de adesão à Televisão Digital Terrestre, como tem sido repetidamente alertado. Estes dados são tanto mais alarmantes devido a faltar apenas um ano para o início do desligamento dos principais emissores de televisão.

Já um anterior estudo realizado em 2008 pelo Obercom, apontava para a falta de informação da população. Quase três anos depois, sem surpresa, a situação pouco evoluiu. As autoridades sabem (a ANACOM até é parceira neste projecto) mas, infelizmente, não agem!

O inquérito faz parte do projecto de investigação ADOPT-DTV coordenado pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias em parceria com a ANACOM e o OBERCOM e pode ser acedido no site do projecto.


Fonte: TDT em Portugal

Categorias: ,

1 comentário:

  1. 'TDT' Tá De Tanga... E é tão digital de HD, como os portugueses de olhos abertos.

    ResponderEliminar

MEO
NOS
TDT
Comentários
Comentários