Esta excelente aplicação para Android permite saber onde se encontram os emissores TDT (na nossa zona), e também serve como uma excelente ajuda para alinhar a antena.

A aplicação “emissores TDT”, foi desenvolvida pelo programador português, Miguel Vitorino, o mesmo autor das aplicações Postos de Abastecimento de combustível e Feriados Nacionais e Municipais.

tdt_00

A TDT – televisão digital terrestre – é uma nova tecnologia de teledifusão terrestre (através de antenas) em sinal digital que irá substituir a actual teledifusão analógica terrestre (televisão “tradicional”).
Como por norma as antenas são exteriores, os smartphones são uma mais valia neste tipo de tarefas, umas vez que são pequenos, fáceis de transportar e são dotados da tecnologia que necessitamos (wireless e GPS).
Depois de instalarmos a aplicação, é-nos informada a nossa localização e, através do Menu do smartphone, podemos escolher "TDT emissores", onde é de imediato apresentada uma lista de todos os emissores TDT próximos.

tdt_android

Como já referido, a aplicação permite o uso do GPS ou do Google Maps para nos indicar a posição dos emissores TDT e a nossa posição. Na hora de alinhar a nossa antena com o emissor TDT, podemos voltar a aceder ao Menu e escolher a opção "Bússola". Será apresentada uma recta e uma seta azul, devendo esta estar alinhada com a respectiva recta. Para efectuar um bom alinhamento, recomenda-se a colocação do telemóvel numa superfície plana.

tdt_02

  • Como instalar o emissores TDT no Android?

Caso queiram experimentar esta aplicação, basta que apontem o vosso leitor de códigos QR para a imagem abaixo, e serão encaminhados para a aplicação no Android Market.

qr_tdt

Aqui ficam os parabéns às aplicações desenvolvidas pelo programador português Miguel Vitorino. Segundo o autor, a aplicação é actualizada sempre que a PT insira novos emissores e que existe uma aplicação análoga para a TDT Espanhola (de interesse para quem está a menos de 50Kms da fronteira). Uma das melhores formas de estarem actualizados quanto ao TDT em Portugal é terem esta aplicação instalada. A rede final vai ter 180 emissores dos quais apenas 124 estão activos neste momento.

Fonte: Peopleware

Categorias: ,

Sem comentários:

MEO
NOS
TDT
Comentários
Comentários